AUD emite nota de esclarecimento sobre as barragens de Camaquã
"Se a barragem não existisse, toda água da bacia de captação das barragens passaria pelo canal do Arroio Duro, pela área urbana, causando enchentes sem precedentes" esclarece gerente da AUD sobre uma das funções das barragens em Camaquã
A Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD) emitiu uma nota de esclarecimento sobre as barragens de Camaquã. A nota foi na última sexta-feira (27). A nota foi emitida após questionamentos por parte da população.
Os questinamentos levantados, mais uma vez, por alguns populares foram sobre a capacidade da barragem, especulações sobre alagamentos, entre outros.
A nota foi emitida pelo gerente da AUD, Rubens Ricardo Reimer Filho, explicando uma das funções da barragem.
Se a barragem não existisse, toda água da bacia de captação das barragens passaria pelo canal do Arroio Duro, pela área urbana, causando enchentes sem precedentes.
Confira abaixo a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
“Inicialmente gostaria de me apresentar, para quem não me conhece, meu nome é Rubens Ricardo Reimer Filho, sou gerente administrativo da AUD. Trabalho na entidade desde 13.07.1992, portanto a mais de 32 anos, acompanho toda evolução da AUD. Afirmo, sem medo de errar que a BARRAGEM DO ARROIO DURO, juntamente com todo sistema de irrigação e drenagem é O MAIOR FATOR DE DESENVOLVIMENTO DE CAMAQUÃ E TODA REGIÃO, pois durante mais de 50 anos de existência, tem contribuído com excelência para a agricultura, abastecimento da população, como também segurança de toda comunidade.
Na questão agricultura, os produtores rurais, usuários do sistema, tem tido produções exemplares em nosso Estado, não tendo durante todos estes anos nenhuma perda registrada por falta de irrigação, como também atualmente, depois do incremento do plantio de soja, maior eficiência na drenagem, fatores que buscamos aprimorar a todo momento.
Na questão abastecimento da população, tivemos durante este período, vários momentos de estiagens severas, que obrigaram vários municípios a tomar medidas extremas de critério de racionamentos de água, privando o povo gaúcho da utilização de um bem essencial à vida humana, o que nunca aconteceu com nossa comunidade graças a barragem.
Na questão segurança da população, durante 57 anos a barragem do Arroio Duro, cumpriu fielmente o objetivo do projeto, em servir de amortecimento para o momento de cheias, reservando a água das chuvas, que saem apenas pelo vertedor, com uma vazão calculada.
Por iniciativa da AUD, foi construída e inaugurada em 2016 a Barragem Maria Ulguim, que tem como única função a contenção de cheias colaborando essencial para o coeficiente de segurança da Barragem do Arroio Duro. A barragem já demonstrou por várias vezes ser muito segura.
Gostaria de exercitar o entendimento, de que se a barragem não existisse, toda a água da bacia de captação das barragens, passariam pelo canal do Arroio Duro, pela área urbana da cidade, causando enchentes severas sem precedentes, usando como exemplo setembro de 2023, quando ocorram precipitações acima de 500mm e setembro de 2024 evento que estamos enfrentando, com chuvas acima de 300mm, em um curto espaço de tempo, não consigo imaginar a dimensão dos acontecimentos sem as nossas Barragens.
Para finalizar, saliento que as áreas em torno do lago da Barragem do Arroio Duro foram desapropriadas, sendo todas indenizadas até a cota 57,20 metros, em relação ao nível do mar. Neste último evento, a acumulação de água chegou a um limite máximo na cota de 55,82 metros, portanto a 1,38m abaixo da cota desapropriada. AFIRMO, que todas as áreas que estão abaixo da cota 57,20 metros são de propriedade da UNIÃO, e quaisquer estruturas que estiverem instaladas nessas, estão de forma IRREGULAR não havendo motivo algum para reclamações por ocorrências de alagamentos.
Aproveito para enaltecer toda a nossa equipe e aos que aqui já passaram, por toda dedicação, eficiência e aplicação incansável nas mais diversas tarefas exigidas na operação de todo sistema. Faço um registro especial ao meu amigo engº João Viegas, peça que foi essencial em toda essa engrenagem.
O trabalho de todas as nossas DIRETORIAS e nossa equipe de colaboradores, fizeram com que a AUD, seja reconhecida por todas as autoridades Nacionais de Irrigação, como REFERÊNCIA NACIONAL NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS, motivo pelo qual temos nosso trabalho valorizado, o que nos fortalece para enfrentar novos desafios. Obrigado.”