Ato simbólico marca o retorno da Ceasa/RS à sua sede em Porto Alegre
A reabertura ocorreu nesta segunda-feira (17)


A Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS) reabriu as portas de sua sede, no bairro Anchieta, nesta segunda-feira (17), após um mês de operação em Gravataí, em espaço provisório cedido pelas Farmácias São João, devido às inundações que atingiram Porto Alegre.
O vice-governador Gabriel Souza, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Ronaldo Santini, e o presidente da instituição, Carlos Siegle de Souza, participaram de um ato simbólico de boas-vindas ao público.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
A retomada das atividades na sede da Ceasa/RS será gradual. As estruturas de algumas áreas ainda estão sendo avaliadas. Os prédios administrativos estão interditados temporariamente e o Galpão de Não Permanentes (GNP) necessita de reparos.
Serão necessários R$ 64 milhões para a reconstrução do complexo da Ceasa/RS. O valor foi definido em uma reunião realizada na sexta-feira (14/6), qual estavam presentes o secretário de Desenvolvimento Rural, o presidente da central de abastecimento e as secretárias da Fazenda, Pricilla Santana, e de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans.
Para viabilizar os recursos necessários para a reforma, foi criado um grupo de trabalho composto por representantes das secretarias envolvidas, do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Além dos recursos, a Ceasa/RS estuda medidas para tornar viável a prorrogação por 60 dias dos aluguéis dos permissionários.
Operação provisória
Durante o tempo que funcionou em Gravataí, a Ceasa/RS comercializou 13.493,31 toneladas de hortifrutigranjeiros, um resultado considerado positivo, já que a área provisória correspondia a apenas 10% do tamanho da sede original. Estiveram presentes na instalação provisória 481 produtores e 104 atacadistas.
Ao todo, 104 diferentes hortigranjeiros foram comercializados, além de produtos dos setores de embalagens, flores e folhagens. Entre os mais vendidos, a batata se destacou, com 1,5 mil toneladas, seguida por tomate longa vida, batata doce, laranja e cebola.
Ceasa/RS em números
- Área da sede: 42 hectares
- Produtores cadastrados: 1.570
- Empresas atacadistas cadastradas: 311
- Volume comercializado em Gravataí: mais de 13 mil toneladas