Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

17 de março de 2025
  • DEDE 970X90
  • CLIQUE AQUI (1)
  • Design sem nome (75)
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (3)
  • 970 x 90 px
  • Design sem nome (38)
  • Design sem nome – 2025-03-12T091750.857
  • esporte banner desktop ok

Arambaré: prefeito explica impacto das inundações na cidade e medidas de apoio à população atingida

O prefeito Jardel Magalhães também falou sobre os planos de infraestrutura e os recursos para a recuperação do município


Por Kathrein Silva Publicado 26/05/2024
Ouvir: 00:00
PNG (23)
Foto: Ana Ávila/ Clic Camaquã/ Prefeito de Arambaré explica impacto das inundações na cidade e medidas de apoio à população atingida

O prefeito de Arambaré Jardel Magalhães Cardoso acompanhado da secretária do Desenvolvimento Social Shirley, participaram do programa Controle Geral deste sábado (25), para detalhar as consequências do aumento das águas na cidade e as medidas de apoio à população atingida.

Arambaré vem sofrendo um processo de inundação com a subida do nível da Lagoa dos Patos e de alguns arroios. No último boletim da Defesa Civil, às 15h30 de sábado (25), o nível da lagoa estava em 2,76m. A cidade tem pontos de alagamento nos bairros: Caramuru, Cibislândia, Costa Doce e Distrito Santa Rita do Sul.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Segundo o prefeito, no dia 1 de maio, já havia um gabinete de emergência reunido e no dia 2 de maio já havia sido feito um decreto de emergência pelas chuvas que acometiam o município. Conforme o mesmo, atualmente os níveis da Lagoa dos Patos e da lagoa do Graxaim são monitorados 24h.

O distrito de Santa Rita do Sul está 50% alagado com toda a estrutura pública como: escola, a unidade de saúde, a subprefeitura e o centro comunitário atingidos. Atualmente, a estrutura de uma igreja foi cedida para a prefeitura de Arambaré onde está atuando uma força-tarefa.

A estrada da Costa Doce está intransitável desde o começo de maio. Na cidade, os bairros mais atingidos foram Caramuru e Cibislândia, afetando os prédios da prefeitura e do centro administrativo. A plataforma também foi levada pela força das águas.

Devido a situação, o pagamento de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) cota única foi prorrogado por três meses. Também foi suspenso o pagamento do tributo dos quiosques próximos às praias até dezembro, devido aos danos causados pelas águas.

O prefeito também relata que após conversar com o secretário da Fazenda irá antecipar a primeira parcela do 13° salário dos servidores para o próximo mês.

Ponte João Goulart

Conforme o prefeito, na sexta-feira (24), foi realizada uma reunião com representantes da Caixa Econômica Federal e houve uma prorrogação do prazo para a conclusão do projeto. Sendo assim, quando as águas baixarem a expectativa é instalar o canteiro de obras.

Quando as obras iniciarem, uma das rotas alternativas é a passagem molhada Maria Gomes e a outra é a balsa.

Recursos para a recuperação de Arambaré

Segundo o prefeito, um recurso de R$ 200 mil foi destinado pelo governo federal. Outro recurso foi acenado pelo governador do Estado durante uma reunião virtual com os prefeitos de cidades em situação de calamidade no valor de R$ 350 mil.

Afetados em Arambaré

O número de pessoas afetadas no município, segundo a secretária do Desenvolvimento Social, é de 1.315. Já o número de pessoas desabrigadas chegou a 136.

A titular da pasta destaca que a prefeitura está dando o suporte material também para a população que acolheu os desabrigados, bem como realizando um suporte psicológico.

Confira a entrevista completa:

  • DEDE 970X90
  • esporte banner desktop ok
  • CLIQUE AQUI (1)
  • Design sem nome – 2025-03-12T091750.857
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (3)
  • 970 x 90 px
  • Design sem nome (75)
  • Design sem nome (38)