Alfaiate aposentado de 95 anos faz máscaras de tecido para doação em Blumenau
Alfaiate aposentado de 95 anos faz máscaras de tecido para doação em Blumenau

Um alfaiate aposentado de 95 anos está fazendo máscaras para doação para ajudar na prevenção ao novo coronavírus. Severino Antônio Bianchi mora em Blumenau, no Vale do Itajaí. A cuidadora dele compra o tecido para que ele possa fazer as confecções das peças.
A costura faz parte da vida de Severino há muitos anos. Mas nesta semana o alfaiate aposentado retornou para a máquina. Faz cerca de 50 por dia. A cuidadora dele, Adriana, também se encarrega de doar as máscaras.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Sensibilizado com a falta de máscaras do mercado e com o apelo das autoridades sanitárias de saúde para o uso de máscaras seja incorporado pela população, o alfaiate começou a fazer os itens. No município, o item de proteção é obrigatório por todos os moradores, inclusive nas ruas.
Ele também deu um recado para população: “Precisa usar a máscara para sair na rua, precisa também passar gel nas mãos, precisa passar álcool gel nas mãos, melhor dizendo. E nunca esqueça de usar a máscara quando sair na rua. Mas eu pediria, por favor, não saiam de casa, que é a melhor maneira de combater [o vírus]”.
A obrigatoriedade ocorre em mais de 20 cidades catarinenses, que obrigaram os munícipes a usarem as máscaras sempre que forem às ruas. Em alguns casos, quem não cumprir o decreto pode ser punido com multas. O Governo do Estado também obrigou o uso do item por clientes e funcionários de todos os estabelecimentos autorizados a usar. Mas, o apelo é para o uso de máscaras de algodão e caseiras, deixando as cirúrgicas para os profissionais de saúde.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/W/q/J4H6nrSBe1hwBboESjUw/severino-costureiro.jpg)
Severino é alfaiate e faz máscaras para doação — Foto: Reprodução/ NSC TV
Dicas de higienização
- Mesmo com máscaras, é necessário evitar aglomerações, manter distância, cobrir a boca com o antebraço ao tossir e sempre lavar bem as mãos com água e sabão;
- limpeza das máscaras: Deve ser imersa em recipiente com água potável e água sanitária por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água. Depois, é preciso deve ser enxaguada em água corrente e lavá-la com água e sabão;
- após lavá-las e estendê-las, é necessário lavar bem as mãos com água e sabão;
- depois da secagem da máscara, deve ser utilizado o ferro quente e ela deve ser acondicionada em saco plástico.A máscara deve estar seca ara ser utilizada;
- as máscaras de tecido devem ser substituídas a cada período de cerca de três horas ou no momento em que ficarem úmidas, o que ocorrer primeiro. Quem tiver sintomas gripais, deve trocar antes. elas devem ser trocadas também sempre que apresentarem sujeira ou umidade;
- a máscara suja não deve ser colocada no bolso nem no mesmo saco plástico de uma máscara limpa;
- é necessário colocar e retirar a máscara a segurando pelo elástico e não é para colocar as mãos no pano em frente ao nariz;
- antes de colocar e ao retirar a máscara, lave bem as mãos.