Seminário da Juventude Rural e Agricultura Familiar inicia nesta quarta-feira
Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, será um dos painelistas
O Seminário da Juventude Rural e Agricultura Familiar ocorre nesta quarta-feira (5), no Hotel Embaixador, em Porto Alegre. Durante a abertura, será assinado o decreto que institui o Comitê Estadual que vai coordenar as ações relativas ao Ano Internacional da Agricultura Familiar.
O evento, que conta com a Emater/RS-Ascar como parceira, é realizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Secretaria Nacional da Juventude da Presidência da República.
No primeiro dia de atividades, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, será painelista no debate sobre “O Rural Brasileiro e a Estratégia de Desenvolvimento Nacional”, que também terá a colaboração do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado, Ivar Pavan, e da representante da Marcha Mundial das Mulheres, Cintia Barenho. O mediador será o representante do IICA no Brasil, Manuel Otero.
O segundo painel do dia será sobre “O desafio de construir um projeto estratégico de desenvolvimento da agricultura familiar considerando a juventude rural como público prioritário”, com a painelista Elisa Guaraná, coordenadora geral de Políticas Transversais da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ). O representante da Coordenadoria Estadual da Juventude, José Fagundes, será o debatedor, com mediação da assistente social do Departamento do Trabalho da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do RS, Eunice Maria Viccari.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
A atividade final da quarta-feira será um debate aberto ao público sobre o tema “Olhar sobre as Políticas Públicas da Juventude Rural e Agricultura Familiar no RS”, que deve contar com a participação de representantes dos movimentos sociais.
Na quinta-feira (6), as discussões serão sobre diferentes blocos temáticos, como Educação no Campo; Infraestrutura; Tecnologia e Pesquisa; Agroecologia e Agrobiodiversidade; e Cooperativismo e Associativismo. Após, os debates nos grupos de trabalho serão levados à plenária e os encaminhamentos serão compilados em um documento final para ser entregue ao governador do Estado, Tarso Genro.