Secador solar oferece simplicidade e eficiência na secagem de grãos
Para garantir a durabilidade e a manutenção das propriedades nutricionais de muitos alimentos produzidos por agricultores familiares são necessárias condições adequadas de secagem e armazenamento. Por isso, em Serafina Corrêa, a Emater/RS-Ascar e famílias da comunidade da Capela São Pedro construíram, na propriedade de Ledi Dall Agnoll, um secador solar de grãos de fácil confecção e com a utilização de materiais de baixo custo (como madeira, prego, plástico e tela de sombreamento).
“É um método simples e eficiente de secagem de grãos, através do qual é possível armazenar alimentos por mais tempo, preservando a qualidade nutricional”, afirma a agrônoma da Emater/RS-Ascar, Roberta Sabatino Ribeiro.
De acordo com ela, o secador pode ser construído em diferentes tamanhos. O da família Dall Agnoll tem uma superfície disponível para secagem de 4 m², sendo que a altura de massa de grãos depende do tipo do grão que será secado.
Utilizando apenas a energia solar e a circulação de ar, o secador pode ser instalado nas propriedades familiares para secagem de milho, arroz, amendoim, soja, feijão, plantas aromáticas e medicinais, entre outros produtos. “Após secos, esses grãos devem ser armazenados em local limpo, arejado, frio e seco, evitando assim contaminações e preservando a qualidade do produto”, afirma Roberta.
Os produtores que quiserem obter mais informações sobre o secador podem entrar em contato com o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Serafina Corrêa, pelo telefone (54) 34441319 ou e-mail [email protected].