Reunião discute estratégia para estimular irrigação entre os fumicultores
Iniciativa visa ampliar a renda dos fumicultores
Estimular o uso de sistemas de irrigação nas pequenas e médias propriedades fumageiras. Este foi o tema de encontro realizado nesta semana, em Santa Cruz do Sul, que reuniu representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, do SindiTabaco e de 15 indústrias fumageiras.
De acordo com o assessor técnico do Programa Mais Água, Mais Renda, Paulo Lipp, a irrigação, além de aumentar a produtividade, dá mais qualidade ao tabaco, o que agrega renda para o produtor.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Já coordenador técnico do Programa Mais Grãos, Adriano Sckinkaruk, esta iniciativa da Secretaria da Agricultura cria mecanismos de incentivo ao produtor para investir na armazenagem e na secagem de grãos na propriedade, a partir da adaptação das estufas utilizadas para secagem de fumo, bem como o plantio de milho e feijão na resteva do tabaco.
No final do encontro, houve entendimento de que essas práticas deverão ser fomentadas junto as empresas e aos produtores integrados para aproveitamento dos benefícios de subvenção e licença ambienta que ambos os programas oferecem. Também participaram da reunião, o Presidente da Cesa, Márcio Pilger, e o diretor do Sinditabaco, Carlos Alberto Sehn.