Navio com 19 mil cabeças de gado de Rio Grande tem repercussão internacional devido ao mau cheiro
A embarcação havia atracado na Cidade do Cabo para reabastecer os suprimentos de ração dos animais antes de continuar sua jornada até o Iraque


O navio Al Kuwait, com 19 mil cabeças de gado, que partiu o Porto de Rio Grande em 10 de fevereiro foi abordado no domingo (18) por autoridades de saúde na Cidade do Cabo devido ao mau cheiro que se espalhou pela região. A embarcação havia atracado na cidade para reabastecer os suprimentos de ração dos animais antes de continuar sua jornada até o Iraque.
O caso atraiu atenção internacional através de reportagens em grandes veículos de mídia. O The New York Times publicou um extenso intitulado “Aquele cheiro ‘inimaginável’ na Cidade do Cabo? Um navio atracado com 19 mil cabeças de gado”. O jornal relatou que a Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra os Animais encontrou acúmulo de esterco nos cercados dos animais, contribuindo para o odor desagradável.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O britânico The Guardian também noticiou o ocorrido com o título “Cidade do Cabo atingida por fedor ‘inimaginável’ de 19 mil cabeças de gado em navio de exportação de animais vivos”, descrevendo a investigação das autoridades locais para identificar a fonte do mau cheiro, que acabou sendo o navio em questão.
A Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra os Animais obteve uma ordem judicial para inspecionar a carga e encontrou condições precárias nos cercados dos animais, incluindo a presença de animais mortos. Após a inspeção, o navio partiu da Cidade do Cabo na terça-feira (20) e ainda enfrentará pelo menos mais 12 dias de viagem.