Ministério do Meio Ambiente restringe uso de alguns agrotóxicos
O biólogo Silvano Gross também falou sobre o descarte de embalagens de agrotóxicos em Camaquã


O biólogo Silvano Gross participou do programa Campo em Dia, transmitido pela Clic Rádio, na manhã desta quinta-feira (29), onde falou sobre a restrições do uso de alguns agrotóxicos e sobre onde descartar embalagens de agrotóxicos em Camaquã.
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima informou restrições de uso de alguns agrotóxicos a base de Fipronil e Tiametoxam, que são utilizados pelos agricultores, especialmente na cultura de soja e arroz. Os agrotóxicos foram restringidos à uso foliar e aéreo, ou seja, a aplicação será somente na base da planta e no solo.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O biólogo ressalva que a restrição é para médios e grandes produtores, que em função do tamanho da lavoura, usam normalmente, uma aplicação aérea. Essas limitações já são utilizadas por outros países, e inclusive, a União Europeia já retirou estes produtos da lista de indicados para a culturas e os Estados Unidos estão realizando reanálise da sua possibilidade de uso.
A medida que começou a valer no início deste ano, tem como justificativa é desses agrotóxicos serem prejudiciais às abelhas.
Descarte de embalagens de agrotóxicos
Sobre o tema, o biólogo destacou que tem uma central em Camaquã que é a Associação das Revendas em parceria com a Prefeitura de Camaquã, na qual cada produtor pode descartar as embalagens sem custo. O local é na rua Júlio de Castilhos.
- Confira o comentário completo: