Gerente de Operação destaca trabalho da AUD na gestão de recursos hídricos em Camaquã
Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro administra duas barragens e é essencial para irrigação de lavouras na região da Várzea

O engenheiro agrônomo Éverton Fonseca, gerente de operação da Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD), falou sobre o trabalho realizado pela associação na gestão de recursos hídricos de Camaquã. A AUD administra duas barragens e é essencial para irrigação de lavouras na região da Várzea.
A associação recebeu a visita da Diretora do Departamento de Irrigação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Larissa Rêgo. Segundo Fonseca, a diretora parabenizou a associação pelo trabalho desenvolvido e destacou que a gestão hídrica realizada em Camaquã é referência para o país.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Nesta quarta-feira (12), a estação experimental da Planície Costeira Interna, localizada em Camaquã, recebeu produtores rurais para um roteiro técnico promovido pela AUD e pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O evento, apoiado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Embrapa e UFPel, contou com palestras voltadas para os benefícios da diversificação de culturas nas terras baixas.
Barragem do Arroio Duro
A AUD é responsável pela gestão da barragem do Arroio Duro, localizada no interior de Camaquã, e o local é aberto para visitação durante o ano todo. No entanto, é no verão que a movimentação fica mais intensa e torna-se necessária a contratação de segurança privada para fiscalização.
Para entrar no parque, é necessário apresentar um documento de identificação com foto na portaria, sendo preferencialmente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), quando houver.
Fonseca salienta que a barragem pertence para Marinha do Brasil, mas a AUD, que faz a gestão, busca garantir maior segurança aos visitantes e sem cobrança de ingressos.
O nível atual da barragem é de 26% de sua capacidade.