Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

26 de março de 2025
  • CLIQUE AQUI (1)
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (3)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • esporte banner desktop ok
  • A marca mais lembrada pelos Camaquenses (2)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111

Gerente de Operação destaca trabalho da AUD na gestão de recursos hídricos em Camaquã

Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro administra duas barragens e é essencial para irrigação de lavouras na região da Várzea


Por Pablo Bierhals Publicado 13/02/2025
Ouvir: 00:00
WhatsApp Image 2025-02-13 at 09.33.56
Foto: Eduardo Costa/Clic Rádio

O engenheiro agrônomo Éverton Fonseca, gerente de operação da Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD), falou sobre o trabalho realizado pela associação na gestão de recursos hídricos de Camaquã. A AUD administra duas barragens e é essencial para irrigação de lavouras na região da Várzea.

A associação recebeu a visita da Diretora do Departamento de Irrigação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Larissa Rêgo. Segundo Fonseca, a diretora parabenizou a associação pelo trabalho desenvolvido e destacou que a gestão hídrica realizada em Camaquã é referência para o país.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Nesta quarta-feira (12), a estação experimental da Planície Costeira Interna, localizada em Camaquã, recebeu produtores rurais para um roteiro técnico promovido pela AUD e pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O evento, apoiado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Embrapa e UFPel, contou com palestras voltadas para os benefícios da diversificação de culturas nas terras baixas.

Barragem do Arroio Duro

A AUD é responsável pela gestão da barragem do Arroio Duro, localizada no interior de Camaquã, e o local é aberto para visitação durante o ano todo. No entanto, é no verão que a movimentação fica mais intensa e torna-se necessária a contratação de segurança privada para fiscalização.

Para entrar no parque, é necessário apresentar um documento de identificação com foto na portaria, sendo preferencialmente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), quando houver.

Fonseca salienta que a barragem pertence para Marinha do Brasil, mas a AUD, que faz a gestão, busca garantir maior segurança aos visitantes e sem cobrança de ingressos.

O nível atual da barragem é de 26% de sua capacidade.

  • esporte banner desktop ok
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (3)
  • CLIQUE AQUI (1)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • A marca mais lembrada pelos Camaquenses (2)