Está aberta a Expoagro Afubra 2014
O governador Tarso Genro participou da abertura da 14ª Expoagro Afubra no município de Rio Pardo nesta terça-feira (25). Acompanhado de secretários de Estado, deputados estaduais e lideranças da região, o Chefe do Executivo voltou a uma das feiras mais relevantes do setor da agroindústria famíliar.
Conforme Tarso, a Expoagro Afubra é um evento excepcional para o Estado. “Não existe mais uma economia fechada, tudo o que acontece no mundo está ligado a nossa realidade e esta feira é exemplo disso. O dever de um governo como o nosso é dar sustentação para a produção e ao mesmo tempo oferecer oportunidades de mais renda para o pequeno produtor de fumo favorecendo a plantação também de milho e feijão, e oferecendo o Mais Água Mais Renda como possibilidade de irrigação. Para nós a lavoura do fumo não é vista como um problema, mas como uma virtude do desenvolvimento do Estado que também deve ser amparada e financiada”, ressaltou.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O principal objetivo da feira é conscientizar a população para o consumo de produtos que priorizem esta prática e que proporcionem mudanças nos hábitos alimentares, aumentando a participação dos agricultores familiares no mercado. A proposta é estabelecer projetos que beneficiem aproximadamente 497 municípios do Estado, que possuam agroindústrias formalizadas e cadastradas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar.
O presidente da Expoagro Afubra, Benício Albano Werner, disse que os projetos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) são caminhos promissores para uma produção agrícola e rentável. “Estamos abrindo esta edição sempre dispostos a inovar no meio rural, afinal, apontar alternativas de diversificação não é uma missão fácil, principalmente aos fumicultores. Temos o desafio de melhorar cada vez mais a vida e a produção dos pequenos”, afirmou. Atualmente, 39% da população da Região do Vale do Rio Pardo vive da produção do campo. Participam da 14ª edição da feira 164 estandes de comercialização e, dentro destes, 150 agroindústrias.
“O apoio do Governo do Estado nas atividades de ciência e tecnologia tem qualificado cada vez mais as atividades do nosso município e nossa visão de futuro vem da diversificação da própria matriz produtiva. Este é o local certo para a atividade que desenvolvemos, somos a vitrine da agricultura familiar”, disse o prefeito Fernando Schwanck, aproveitando para destacar a relação direta do Gabinete do Governador com as prefeituras e a importante ampliação dos recursos em saúde.
Acompanharam o governador Tarso Genro os secretários de Agricultura, Claudio Fiorezi, de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Elton Scapini, e do Gabinete dos Prefeitos, Jorge Branco.