Desenrola Rural: programa de renegociação de dívidas inicia na próxima semana
O programa pode ser acessado por agricultoras e agricultores familiares, pescadores artesanais, povos e comunidades tradicionais, cooperativas de agricultura familiar


Todas as agricultoras e agricultores familiares, incluindo pescadores artesanais, povos e comunidades tradicionais e cooperativas da agricultura familiar que possuem dívidas do Pronaf e outras (cartões, empréstimos) nas instituições financeiras, do Crédito de Instalação e dívidas já inscritas na Dívida Ativa da União, como impostos e outros débitos federais, todas com inadimplência superior a 1 ano, poderão renegociar suas dívidas através do programa Desenrola Rural.
O programa inicia na próxima semana, dia 24 de fevereiro.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Como funciona?
- Se sua dívida está na Divida Ativa da União, acesse o site Regularize e selecione “Consultar Dívida” para ver as opções de pagamento: www.regularize.pgfn.gov.br ;
- Se sua dívida é do Pronaf ou adquirida junto a bancos, procure sua instituição financeira para regularizar;
- Se for de Crédito de Instalação, vá direto ao Incra para quitar com desconto.
Nome negativado?
Se o produtor rural tem pequenas dívidas, como conta de água, luz ou telefone, ou já renegociou e sua pontuação de crédito caiu, há uma alternativa. O Desenrola Rural vai permitir o acesso a um novo crédito do Pronaf A e B.
Quem pode acessar
O programa pode ser acessado por agricultoras e agricultores familiares, pescadores artesanais, povos e comunidades tradicionais, cooperativas de agricultura familiar.