Conab suspende leilão para compra de 104 mil toneladas de arroz polido
A medida foi anunciada pelo órgão na segunda-feira (20)


Um leilão de compra de 104 mil toneladas de arroz beneficiado polido foi suspenso pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O certame estava agendado para esta terça-feira (21), mas o cancelamento foi publicado na noite da segunda-feira (20).
O leilão tem como objetivo garantir o abastecimento de arroz após as enchentes no Rio Grande do Sul. O estado responde por 70% da oferta nacional do produto.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Ainda ontem, em reunião extraordinária, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerou Tarifa Externa Comum (TEC) de importação de arroz de países de fora do Mercosul até o fim de 2024. A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Mdic vai monitorar a situação para reavaliar o período de vigência, caso necessário.
A isenção da TEC aconteceu depois que o Mercosul aumentou em até 30% o preço da commodity. Antes desse aumento, o Ministério da Agricultura planejava comprar arroz dos membros do bloco econômico, com o objetivo de aumentar a oferta no mercado interno e evitar altas de preços ao consumidor depois das chuvas no Rio Grande do Sul prejudicarem a produção do estado, o principal produtor do grão no país.
Atualmente, a maior parte das importações de arroz no Brasil vem do próprio Mercosul, sem pagar tarifa de importação. O Mdic informa que a redução a zero da alíquota abre espaço para a compra de arroz de outros grandes produtores, como a Tailândia. Até abril deste ano, o país asiático respondia por 18,2% das importações brasileiras de arroz.