Agricultura familiar é beneficiada na renegociação de parcelas de investimentos do Pronaf
A medida foi autorizada pelo Conselho Monetário Nacional e terá validade entre os dias 15 de abril a 31 de maio


O CMN aprovou a prorrogação do pagamento de parcelas de investimento relacionadas ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) aos agricultores. Os produtores de leite, carne, soja e milho podem renegociar as parcelas pendentes entre 15 de abril até o dia 31 de maio.
As adversidades climáticas e queda no valor dos produtos foram fatores determinantes para que essa medida fosse concedida à agricultura familiar, que tem sofrido nos últimos meses.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Conforme a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), a prorrogação das parcelas beneficia os agricultores que tenham até três anos para finalizar o pagamento do financiamento, contando com o ano de 2024. Caso faltem até três anos para o fim do pagamento, as parcelas de 2024 devem ser prorrogadas para um ano após a última parcela do contrato. Se o restante das parcelas exceder os três anos, a parcela de 2024 será dividida entre as próximas.
A Fetag destaca que reconhece a importância da medida federal, no entanto, tal medida não resolve todos os problemas dos agricultores familiares. A Federação afirma seguir na luta por políticas públicas que reconheçam o árduo trabalho dos agricultores familiares e garantam um preço justo para seus produtos.