Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

26 de março de 2025
  • A marca mais lembrada pelos Camaquenses (2)
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (3)
  • esporte banner desktop ok
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • CLIQUE AQUI (1)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111

Agricultores de Chuvisca participam de reunião para alinhar plantio de laranja para suco

A citricultura surge como alternativa para diversificação de culturas nas propriedades e conta com o fomento da cooperativa Ecocitrus, de Montenegro, que além de comprar as laranjas produzidas, fornece adubo orgânico para os cooperados


Por Pablo Bierhals Publicado 08/02/2025
Ouvir: 00:00
1280 x 720 (11)
Foto: Assessoria/Zé Nunes

Um grupo de agricultores de Chuvisca participou, nesta quinta-feira (6), de uma reunião para alinhar o plantio de laranjas para suco. A citricultura surge como alternativa para diversificação de culturas nas propriedades e conta com o fomento da cooperativa Ecocitrus, de Montenegro, que além de comprar as laranjas produzidas, fornece adubo orgânico para os cooperados.

A iniciativa também é apoiada pelo deputado estadual Zé Nunes (PT). O ex-prefeito de São Lourenço do Sul destinou emenda parlamentar para contratação de um agrônomo que acompanhará os agricultores que desejam iniciar na nova cultura. Zé Nunes também acompanha as reuniões entre a cooperativa e os aspirantes.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

O agricultor e ex-prefeito de Chuvisca, Joel Subda, é um dos que vai iniciar o plantio de laranjas para suco. A ideia não é abandonar a fumicultura, mas sim implementar o plantio de laranjas com objetivo de diversificação e produção de alimentos. Os iniciantes irão destinar cerca de um hectare de suas terras para os citros.

De acordo com Renato Schommer, representante da cooperativa, inicialmente a variedade que será plantada na região de Chuvisca é a valência, que começa a produzir com três anos e chega em seu pico entre sete e oito anos. Um pomar bem cuidado e com as condições climáticas favoráveis pode produzir até 30 toneladas de laranjas por hectare. “Tudo depende do manejo e do capricho do agricultor”, salientou o experiente citricultor em conversa por telefone.

Ecocitrus: 30 anos na citricultura

A Ecocitrus surgiu em 1994, em Montenegro, e ainda que o Rio Grande do Sul não seja o maior produtor de laranjas do país (São Paulo é o maior), vem se destacando com o cultivo orgânico. A marca está pelo mundo com sucos, óleos essenciais e adubo orgânico, atuando através do cooperativismo há 30 anos.

Campo em Dia

De segunda a sexta-feira, o programa Campo em Dia traz as principais atualizações do agronegócio através do aplicativo da Clic Rádio, Facebook e YouTube do Clic e Rádio Farol FM, de Arambaré.

  • A marca mais lembrada pelos Camaquenses (2)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • esporte banner desktop ok
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (3)
  • CLIQUE AQUI (1)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111