Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • Olá, vim pelo Clic Camaquã!

Aeroporto Salgado Filho reabre com 70% da capacidade em outubro

A venda de bilhetes aéreos está autorizada a partir desta sexta-feira (9)


Por Kathrein Silva Publicado 09/08/2024
Ouvir: 00:00
kdsnj
Foto: Rafa Neddermeyer

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, voltará a ter voos comerciais a partir do dia 21 de outubro. O anúncio de retomada da operação foi divulgado pelos ministros Silvio Costa Filho e Paulo Pimenta na quinta-feira (8). A venda de bilhetes aéreos está autorizada a partir desta sexta-feira (9).

Antes da enchentes, conforme Pimenta, eram realizados 1,3 mil voos semanais. Segundo o governo federal, a retomada vai ocorrer com 128 voos diários (pousos e decolagens), o equivalente a mais de 3 mil voos por mês, 70% da capacidade anterior. A operação das aeronaves ocorrerá das 8h às 22h. Conforme o ministro Costa Filho, o retorno irá acelerar a retomada economia do estado.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

O governo informou que, além da pista de pouso e decolagem, pistas de táxi e pátio de aeronaves estão incluídos no processo de reabilitação do aeroporto. Depois da fase de limpeza do terminal, a equipe do aeroporto trabalha, até outubro, na recuperação das áreas necessárias para a retomada da operação de pouso e decolagem afetadas.

A recuperação inclui a pista de pouso e decolagem, que tem, ao todo, 1,3 mil metros de extensão (equivalente a 60 mil metros quadrados), além de 20 mil metros quadrados do pátio onde ficam as aeronaves estacionadas. 

Em outubro, ocorre o trabalho em áreas em que não houver movimentação de aeronaves. Nesta etapa, está prevista a recuperação de 1,2 mil metros quadrados de extensão (equivalente a 53 mil metros quadrados).

Outras ações previstas também são a preparação do pavimento para receber recapeamento ou reconstrução em pavimento flexível, dependendo do local. Isso ocorrerá para que, em dezembro, seja concluída a recuperação completa dos 3,2 mil metros de pista, além das taxiways e pátio, fundamentais para que o aeroporto possa voltar a operar em sua totalidade.

  • Olá, vim pelo Clic Camaquã!