Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

26 de março de 2025
  • Imagem do WhatsApp de 2025-03-17 à(s) 18.00.41_1e0bff09
  • DEDE 970X90
  • Marco Sala Clic 960×90
  • esporte banner desktop ok
  • Design sem nome (38)
  • banner site_Clic Camaquã_970x90px
  • CLIQUE AQUI (1)

Advogado gaúcho e proprietário do avião é uma das vítimas fatais do acidente aéreo em São Paulo

A outra vítima é o piloto que não teve a identidade divulgada


Por Kathrein Silva Publicado 07/02/2025
Ouvir: 00:00
Clic (17)
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O professor, advogado gaúcho e também proprietário do avião de pequeno porte Márcio Louzada Carpena é uma das vítimas fatais do acidente aéreo que ocorreu em São Paulo na manhã desta sexta-feira (7). A outra vítima é o piloto que não teve a identidade divulgada.

O modelo é um King Air F90, com capacidade para oito passageiros. Além das vítimas fatais, outras seis pessoas foram socorridas em solo.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a compra e transferência da aeronave de prefixo PS-FEM ocorreu em 11 dezembro de 2024. Duas semanas depois, o advogado celebrou o primeiro voo, para o Uruguai, ao lado de familiares.

Carpena deixa uma filha de 10 anos. A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) lamentou o ocorrido em uma nota (confira abaixo). O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no RS (OAB/RS), Leonardo Lamachia, também lamentou em uma rede social.

O acidente

Na Avenida Marquês de São Vicente, em Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, um avião de pequeno porte caiu por volta das 7h20 desta sexta-feira (7) e causou ao menos duas mortes e deixou dois feridos. O local está interditado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, foram encontrados dois corpos carbonizados dentro da aeronave e um motociclista que passava pela via foi atingido por um dos destroços e ficou ferido. O motorista do ônibus, que foi atingido na queda do avião, também ficou ferido.

Um motociclista que passava pela via ficou ferido ao ser atingido por destroços do avião. Uma senhora que estava na calçada também ficou ferida e foi socorrida. Não há informações sobre o estado de saúde deles.

A aeronave saiu do Campo de Marte por volta das 7h15 e tinha como destino a cidade Porto Alegre. O avião tentou fazer um pouso de emergência na pista da avenida, mas não conseguiu e acabou caindo.

A polícia vai investigar as causas e eventuais responsabilidades pela queda da aeronave. A Aeronáutica também vai apurar as causas do acidente.

Nota da PUCRS

A PUCRS lamenta o trágico acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira (7), em São Paulo, e que vitimou o advogado gaúcho Márcio Louzada Carpena e o piloto da aeronave. Carpena era professor licenciado da Escola de Direito da Universidade, desde 2009, quando entrou em licença para se dedicar ao escritório de advocacia.

Como professor, atuou por oito anos (de 2001 a 2009) ministrando disciplinas como Processo Civil, Prática de Processo Civil e Direito Comercial. Neste momento doloroso, a PUCRS manifesta seu pesar e sua solidariedade à família e aos amigos.

  • Imagem do WhatsApp de 2025-03-17 à(s) 18.00.41_1e0bff09
  • Marco Sala Clic 960×90
  • banner site_Clic Camaquã_970x90px
  • Design sem nome (38)
  • esporte banner desktop ok
  • DEDE 970X90
  • CLIQUE AQUI (1)