ACIC participa de reunião contra o aumento da tarifa de pedágios em Pelotas
A reunião ocorreu em Pelotas e contou com entidades políticas, lideranças e população em geral
O Bom Dia Camaquã desta quarta-feira (10), recebeu a presidente da Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC), Carla Roxo juntamente com o a nova diretoria, Claunei Szczepaniak e Renato Centeno, para falar sobre a reunião sobre o aumento da tarifa de pedágios realizada na última terça-feira (9).
O encontro foi realizado em Pelotas, no auditório do Sicredi, junto com a Fetransul (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul) , Setcesul (Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas do Extremo Sul) e Aprocapel ( Associação dos Proprietarios de Caminhoes Pelotas), participaram também um representante do Ministério dos Transportes, que compareceu de forma online, o deputado estadual Zé Nunes (PT), dentre outras entidades políticas, lideranças e população em geral.
O integrante Renato Centeno relata sobre a indignação dos presentes, os quais se referiam ao contrato como “roubo” e “assalto”. O outro componente da ACIC, Claunei Szczepaniak, relembra a fala da presidente da associação na reunião a qual dizia que a atração turística que teremos será o pedágio mais caro do Brasil.
Claunei destaca que a Ecosul (Empresa Concessionária de Rodovias do Sul) tem um posicionamento e é de ficar no valor atual e a proposta inicial desta, é de uma prorrogação por mais 15 anos e o pedágio de R$19,60 baixaria para R$11,00. O mesmo destaca também que a proposta da reunião era conversar e criar ideias e sugestões para um consenso. Ele destaca também que não são contra os pedágios e destaca a importância deste para segurança e manutenção.
A presidente comenta que de imediato a ideia terminar com o contrato da Ecosul e abertura de uma licitação nova. A mesma destaca que no Norte do estado não tem nenhum pedágio e que todo o pedágio está concentrado na metade Sul, entorno do único porto que tem no Rio Grande do Sul. Ela reforça a importância da participação da comunidade na causa.
Um dos assuntos abordados também pelos convidados foi a cerimônia de posse da nova diretoria que ocorrerá na próxima sexta-feira (12).
- Confira a entrevista completa: