Assinado contrato de financiamento da nova ponte de Arambaré
Prefeitura de Arambaré e Caixa Econômica Federal assinaram contrato na manhã desta terça-feira, 28 de dezembro
Na manhã desta terça-feira, dia 28 de dezembro, a Prefeitura Municipal e Caixa Econômica Federal assinaram contrato de financiamento da nova ponte de Arambaré. O financiamento será utilizado para a realização da obra, uma das principais solicitações da comunidade. No começo de novembro, a reportagem do Clic Camaquã já havia antecipado a informação em primeira mão. Clique aqui e relembre.
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O Prefeito Jardel Cardoso, recebeu em seu gabinete, juntamente com a Vice-Prefeita Ida Machado, os representantes da Caixa Econômica Federal, Rodrigo Camacho – Superintendente Regional, Gisele Zortea – Representante Caixa, Estevam Joanal – Gerente de Rede e Maurício Beira – Coordenador de Projetos.
A cerimônia foi marcada pela assinatura do contrato de financiamento para construção da nova ponte que liga o Centro aos Bairros Cibilslândia e Caramuru.
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O prefeito fez agradecimentos a toda equipe técnica, que trabalhou com esmero para disponibilizar em tempo recorde a documentação exigida pelo órgão financeiro para liberação desta verba.
Agradeceu a comunidade que foi consultada, em Audiência Pública, e foi totalmente favorável à realização da obra, com financiamento da Caixa e também.
Jardel ainda agradeceu ao Poder Legislativo, tendo em vista que os vereadores aprovaram por unanimidade este projeto que promete resolver em definitivo o problema de ligação entre o Centro e Bairros.
“Aos poucos vamos “CONSTRUINDO JUNTOS O ARAMBARÉ QUE QUEREMOS.”, destacou o prefeito.
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Conforme a Prefeitura, o valor de R$8 milhões foi liberado por meio da Lei 2.405/2021, dentro do Programa Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (FINISA), Modalidade Apoio Financeiro – nos termos da Resolução 4589/2001, destinados à despesa de capital classificada como investimento, especificamente para a construção e manutenção de pontes.
A ponte
A Ponte João Goulart foi inaugurada em 1962, na gestão do governo Brizola e é de responsabilidade estadual. Assim como a ERS-350, é notório que o compromisso de manutenção por parte do Estado não é cumprido. Nem perto disso.
Em estado de conservação precário, a estrutura, que já teve sua capacidade para veículos de até 36 toneladas, teve sua primeira redução de classe em 2013. De 36t, passou para 25 toneladas. Logo em seguida, a capacidade foi reduzida para 16 toneladas.
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Mais recentemente, em 26 de setembro de 2017, a Ação Civil Pública nº 007/116.00030474 fixou que até a sua manutenção e/ou reconstrução, o tráfego de veículos fica limitado ao peso máximo de 3,5 toneladas.
Em julho de 1992, um acidente com uma carreta provocou a queda total da estrutura. A nova ponte foi reinaugurada no governo Collares, em 1994, mas sem a renovação de toda a parte metálica para sustentação.
Confira o estado de conservação da Ponte João Goulart:
Com tábuas soltas e cada vez mais “estalos” com a passagem de veículos, cresce o sentimento de insegurança dos usuários que utilizam a estrutura diariamente. A ponte é o caminho mais curto entre as duas partes da cidade.
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