Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • cq-01
  • globalway (1)
  • TEXEIRA GÁS ultragaz (1)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • WhatsApp Image 2024-04-02 at 17.18.51
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664

Acidente que destruiu sinaleira da Esquina Democrática completa dois anos

Na madrugada de 22 de dezembro de 2019, colisão acabou destruindo o equipamento


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 22/12/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Nesta quarta-feira, 22 de dezembro, completa dois anos o acidente que acabou destruindo a conhecida sinaleira da Esquina Democrática, no Centro de Camaquã. O incidente ocorreu no dia 22 de dezembro de 2019, por volta das 2:30, deixando três pessoas feridas e gerando grande repercussão em torno da sinaleira histórica.

Receba as notícias do Clic pelo WhatsApp <

O acidente

Na oportunidade, um veículo colidiu contra a sinaleira, localizada no cruzamento das avenidas Presidente Vargas e Olavo Moraes, deixando a mesma em pedaços.

O automóvel Fiat Stylo de cor branca colidiu frontamente contra o equipamento. Assista a reportagem do Clic Camaquã no local:

Inscreva-se no canal do Clic no YouTube <

Duas mulheres foram conduzidas ao Pronto Socorro do Hospital Nossa Senhora Aparecida logo após o ocorrido, com ferimentos graves e apresentando fraturas pelo corpo. 

O atendimento foi feito por duas ambulâncias da Secretaria Municipal da Saúde e uma do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O motorista, um homem de aproximadamente 30 anos, ficou gravemente ferido. O mesmo ficou desacordado por pelo menos 20 minutos até que os Bombeiros chegassem ao local.

Os Bombeiros precisaram utilizar equipamentos de desencarceramento para retirar o homem, que ficou preso nas ferragens. A lateral e parte do painel do veículo precisaram ser removidos para que o homem fosse retirado e atendido pela SAMU.

Leia a nova edição da Revista Prime <

Além das equipes de resgate, duas viaturas da Brigada Militar também prestaram auxílio no local.

Após internação e procedimentos cirúrgicos, todos os três envolvidos no acidente se recuperaram.

A reconstrução

No dia seguinte ao acidente, a Prefeitura Municipal de Camaquã anunciou que o equipamento seria reconstruído e reinstalado no local.

Baixe agora o aplicativo da ClicRádio <

O pai do motorista do veículo envolvido no acidente entrou em contato com a Prefeitura e se comprometeu a arcar com os custos da reconstrução, que ficou a cargo da Ferraria do Colono.

Foram repassados 19 pedaços para a montagem, sendo que ao final foi verificado a falta de fragmentos, os quais foram refeitos para substituir os que foram perdidos.

Em seguida, os trabalhos de montagem tiveram seu início.

A estrutura foi enviada para jateamento e após a realização da pintura, foi levada ao local de origem.

 Clique aqui e vote no Prêmio Prime 2022 <

No dia 27 de fevereiro de 2020, pouco mais de dois meses após o ocorrido, a sinaleira foi finalmente reinstalada no local.

Com visual restaurado, ela ainda contou com reforço da sinalização através de pintura no cruzamento.

Whats-App-Image-2020-02-27-at-09-00-09

Confira a galeria de fotos: https://bit.ly/388yqHL 

Confira o vídeo:

 Promoção de Natal do Clic sorteia R$1.100 <

A história da Sinaleira

No dia 10 de setembro, um dos mais tradicionais símbolos da cidade de Camaquã completou 65 anos. A popular sinaleira da Esquina Democrática foi adquirida oficialmente no dia 10 de setembro de 1956, com sua comunicação sendo feita através da Resolução nº 15, de 10 de setembro de 1956, disponível no arquivo da Câmara Municipal de Vereadores.
E a descoberta, inclusive, tem um ‘dedo’ da reportagem do Clic Camaquã. Até 2020, pesquisadores e historiadores tinha como principal documento uma foto, que tinha rabiscada a data de 1953 como a data de instalação da sinaleira.
Acontece que, oficialmente, o primeiro documento a se referir à sinaleira é a resolução citada acima, que acabou alterando o ‘aniversário’ da mesma.
O programa Bom Dia Camaquã recebeu o pesquisador Catullo Fernandes, que destacou a importância da descoberta deste documento. Segundo ele, a história é escrita desta forma. Ele acredita que a pessoa que rabiscou a fotografia possa ter se enganado:

“Tu tem uma foto a muitos anos, traído pela memória tu coloca a data que tens em mente, ou que tu acredita ser, ou que recebeu oralmente dos pais ou avós. Mas contra um documento como este, da Câmara de Vereadores, daí não tem o que contestar. Está ali: a aquisição ocorreu em 1956”

A crença popular, até então, tinha como verdade a informação de que a sinaleira havia sido doada pelo Governo Francês como presente pela hospitalidade de Camaquã ao receber um membro da embaixada francesa, boato que não está documentado de forma oficial.
Se você é camaquense, com certeza conhece e já ouviu alguma história envolvendo a sinaleira da esquina democrática. Localizada no coração da cidade, no cruzamento das avenidas Presidente Vargas e Olavo Moraes, há época de sua instalação, estava localizada no cruzamento das avenidas Benjamin Constant e Olavo Moraes. Mas não, ela nunca mudou de local.
A avenida Benjamin Constant foi renomeada avenida Getúlio Vargas e posteriormente, após o loteamento e criação do bairro Getúlio Vargas, passou a ser chamada avenida Presidente Vargas. Lá, ela reside até hoje e de equipamento, se tornou um ponto de referência e um monumento histórico.
Blog do Juares: Camaquã no Túnel do Tempo: Esquina Democrática
A esquina democrática ainda sem a sinaleira, em 1952. Foto: Fotos Antigas, Memorável- Camaquã / Divulgação
Muito do que se sabe sobre a história real da sinaleira é baseado na crença popular de que a mesma foi “doada pelo Governo Francês em 1953, como presente pela hospitalidade de Camaquã ao receber tão bem os imigrantes que de lá vieram”. A frase entre aspas está disponível no site da Prefeitura de Camaquã e no site especializado TripAdvisor e é a mais popular história relacionada ao monumento.
Ainda sim, não há qualquer prova documental de que a mesma tenha sido doada. E, inclusive, os documentos oficiais que falam sobre a famosa sinaleira dão margem para uma tese completamente diferente da história conhecida e reproduzida. Antes de abordá-la, trazemos a Lei na íntegra:
“SYLVIO LUIZ PEREIRA DA SILVA, Prefeito Municipal de Camaquã, Estado do Rio Grande do Sul,

FAÇO SABER, em cumprimento do disposto no inciso II do art. 50 da Lei Orgânica do Município, que a Câmara Municipal pela Resolução nº 15, de 10 de setembro de 1956, decretou e, Eu, sanciono e promulgo a seguinte Lei:

Art. 1º É aberto um crédito especial de Cr$ 25.000,00 (vinte e cinco mil cruzeiros) destinado ao pagamento de aquisição OU TRASLADO DE RIO GRANDE de uma sinaleira automática e sua instalação feita no cruzamento das Avenidas Benjamin Constant e Olavo Moraes pela Delegacia de Trânsito do Estado. (Lei nº 81, de 23 de julho de 1956 dá nova denominação à Av. Benjamin Constant, que passa a denominar-se Av. Getúlio Vargas)

Art. 2º Servirá de recurso para cobertura do crédito aberto no art. 1º, as reduções em igual quantia, nas dotações da rubrica a) Prêmios de Seguros e Indenizações por Acidentes; e, b) Prêmios de Seguros e Indenizações contra fogo, do código geral 8.94.4, do orçamento em curso.

Art. 3º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário.

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE CAMAQUÃ, 11 de setembro de 1956.”
Ao contrário da crença popular, o documento que faz parte do acervo digitalizado da Câmara Municipal de Vereadores aponta que a mesma foi adquirida por vinte e cinco mil cruzeiros no ano de 1956. Catullo Fernandes destacou que existem duas teses mais prováveis sobre a forma com a qual a mesma chegou à cidade.
Segundo Fernandes, o Coronel Sylvio Luiz era um entusiasta dos jogos de azar e passava parte do seu tempo em Porto Alegre. Na época da instalação, o mesmo era um dos únicos cidadãos que possuía veículo automotor, o qual utilizava para se deslocar até a capital gaúcha.
Certa feita, lhe foi oferecido o equipamento francês. O prefeito, no entanto, teria que arcar com o os vinte e cinco mil cruzeiros para adquirir e realizar o translado do mesmo. E assim o fez.
A Resolução nº 15, de 10 de setembro de 1956 sancionou e promulgou a Lei que abria crédito especial para adquirir a sinaleira francesa, instalada algumas semanas após o fato documentado. Segundo o coronel, ela foi colocada no cruzamento em questão “para mostrar o desejo incontido de crescimento dos camaquenses”.
Ainda de acordo com o historiador, a história da doação feita pelo governo francês foi um boato espalhado na época, provavelmente pelos correligionários de Sylvio Luiz, na intenção de transformar a aquisição em algo grandioso.
Foto: Elias Bielaski / Clic Camaquã
No portal da Prefeitura Municipal de Camaquã consta a informação de que a tradicional sinaleira foi doada como recompensa pelo acolhimento dos imigrantes francesas. A doação em questão teria ocorrido no ano de 1953.
Segundo a mesma fonte, a sinaleira é a única no Brasil e a quarta em funcionamento no mundo.
Além do documento acima ir contra a versão que era tida como oficial, há registro de diversas outras sinaleiras semelhantes pelo mundo. E a maioria delas, inclusive, utilizadas para o trânsito de pedestres, e não de veículos. 

  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • TEXEIRA GÁS ultragaz (1)
  • cq-01
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • WhatsApp Image 2024-04-02 at 17.18.51
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • globalway (1)
  • TEXEIRA GÁS ultragaz