Mundo Animal

Idoso se emociona ao receber visita de cão de estimação no hospital

Há cinco meses internado em virtude da Covid-19, Edson Vitor Mendes recebeu visita da seu cadela mel em Hospital de Joinville
Por: Elias Bielaski | Publicado: 25/09/2021 às 11:58 | Alterado: 02/10/2021 às 04:05
Foto: ND+ / Reprodução
Foto: ND+ / Reprodução

Uma visita especial trouxe alegria, consolo e ânimo a um paciente internado com Covid-19 no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, no Norte de Santa Catarina. Edson Vitor Mendes, 63 anos, está internado há cinco meses no Hospital Regional, como é conhecido.

Concorra a um rancho do Macro Atacado Krolow <

Já foi para a UTI, recebeu alta e ficou no quarto, teve uma piora e voltou para a UTI. Travou uma verdadeira batalha contra a doença, mas está vencendo e logo deve ir para casa.

Na última quarta-feira, dia 22 de setembro, Edson recebeu a visita de Mel, cãozinho de estimação da raça yorkshire que está com a família há sete anos.

A esposa Tânia Maria Mendes e a filha levaram Mel ao encontro de Edson, que se emocionou, trocou carícias e chegou a chorar.

A filha Tiana Carolina Mendes conta que durante todo o tempo de internação a família mandava vídeos com depoimentos e imagens da cachorrinha e o pai sempre ficava muito feliz.

Assista a transmissão do Prêmio Prime 2021 <

“O pai ficou bastante emocionado, chegou a chorar. Ele ainda tem dificuldade de se mexer, pois está muito tempo internado, mas a visita foi ótima. Mel deu até um beijinho nele, ficou no colo…”, contou a filha.

Tiana tem certeza que visita da cachorrinha de estimação trouxe ânimo e vai ajudar na recuperação do pai:

“Ajuda com certeza. Na quinta-feira, fui visitá-lo e ele já estava bem mais animado, motivado para fazer os exercícios de reabilitação”, testemunha Tiana.

O sentimento é compartilhado pela equipe multidisciplinar do Hospital Regional, que fez de tudo para possibilitar esse encontro.

Receba as notícias do Clic pelo WhatsApp <

Os benefícios para a recuperação

“Desde que o paciente despertou da sedação ele pedia para encontrar seu animal de estimação, então, a equipe considerou que seria importante para sua recuperação encontrá-la”, explica a assistente social Elisandra Bastos.

Conforme a psicóloga Ana Beatriz Mendes, o setor conta com o projeto de “Humanização na CTI Covid”, que consiste na estimulação diária com foco afetivo ou cognitivo.

“Observamos que quando a família enviava vídeos da Mel, o paciente ficava extremamente feliz, além de relatar muita saudade do animal”, comenta.

A profissional explica que há diversos estudos que comprovam os benefícios das visitas de animais de estimação no contexto hospitalar.

Baixe agora o aplicativo da ClicRádio <

“Há uma maior estimulação dos hormônios conhecidos como o quarteto da felicidade: dopamina, ocitocina, serotonina e a endorfina, então isso traz bem estar ao paciente. Além disso, estas ações de estimulação diária são recursos de motivação para que o paciente permaneça focado no seu tratamento e sua recuperação”, complementa.

O encontro foi na área externa

O encontro entre Edson e Mel ocorreu na área externa do hospital e o paciente foi monitorizado durante todo o período para garantir sua segurança e conforto.

Os profissionais colocaram o paciente em uma cadeira de rodas e o levaram até a área externa. Edson está no oxigênio e a expectativa é receber alta nos próximos dias e voltar para a casa, no bairro Guanabara, onde mora com a esposa Tânia Maria Mendes e a yorkshire.

Confira os vídeos clicando nos links abaixo:

Video 1

Vídeo 2

deixe seu comentário