Polícia

Policiais salvam recém-nascido engasgado no interior do RS

Agentes da Brigada Militar de Teutônia salvaram a vida do pequeno Bernardo, de apenas 23 dias
Por: Elias Bielaski | Publicado: 14/09/2021 às 11:40 | Alterado: 21/09/2021 às 20:40 | Fonte: Brigada Militar
Foto: Brigada Militar / Divulgação
Foto: Brigada Militar / Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (13/9) a Soldado Chirlei estava de serviço na Sala de Operações (atendimento do 190), quando recebeu a ligação da Senhora Silvana Amaral Lopes, em desespero, dizendo que seu filho Bernardo de apenas 23 dias havia se engasgado com leite, que não estava respirando e não estava se mexendo.

Concorra a um rancho do Macro Atacado Krolow <

A Soldado Chirlei, que tem treinamento para situações como esta, acalmou e orientou a Senhora Silvana para realizar a manobra de Heimlich, enquanto uma viatura estava sendo despachada ao local para auxiliar.

Com o auxílio da Soldado Chirlei, a Senhora Silvana conseguiu realizar corretamente a manobra de Heimlich, sendo que o bebê voltou a respirar.

O Sargento Krabbe e o Soldado Cézar chegaram rapidamente com a viatura ao local, deram o socorro primário, e levaram a Senhora Silvana e o pequeno Bernardo ao Hospital Ouro Branco para atendimento. 

Receba as notícias do Clic pelo WhatsApp <

No hospital, o bebê ficou em observação e teve alta nesta tarde, sendo a manobra realizada, e o rápido socorro prestado pelo Sargento Krabbe e pelo Soldado Cézar, tidos como fundamentais para que o bebê sobrevivesse.

Ainda na tarde de hoje, a Brigada Militar visitou o pequeno Bernardo e recebeu os agradecimentos da família emocionada com a situação, agradecendo principalmente a Soldado Chirlei por ter intervindo, orientando, e salvando a vida do bebê.

Manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

Inscreva-se no canal do Clic no YouTube <

Essa manobra foi descrita pela primeira vez pelo médico estadunidense Henry Heimlich em 1974 e induz uma tosse artificial, que deve expelir o objeto da traqueia da vítima.

Resumidamente, uma pessoa fazendo a manobra usa as mãos para fazer pressão sobre o final do músculo diafragma. Isso comprimirá os pulmões e fará pressão sobre qualquer objeto estranho e deixe a traqueia.

A pessoa a aplicar a manobra deverá posicionar-se atrás da vítima, fechar o punho e posicioná-lo com o polegar para dentro entre a cicatriz umbilical e o osso externo.

Deve-se comprimir a parte superior do abdome contra a base dos pulmões, para expulsar o ar que ainda resta e forçar a eliminação do bloqueio.

Baixe agora o aplicativo da ClicRádio <

É essencial repetir-se a manobra cerca de cinco a oito vezes. Cada empurrão deve ser vigoroso o suficiente para deslocar o bloqueio.

Confira como funciona a execução da manobra para bebês lactantes:

Concorra a um rancho do Macro Atacado Krolow <

deixe seu comentário