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Sicredi Interestados implanta em Camaquã a primeira Cooperativa Escolar

Prefeitura e Sicredi assinaram acordo de cooperação para implementar programa na Escola Chequer Buchain


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 01/09/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Um programa do Sicredi traz para Camaquã uma iniciativa pioneira no Rio Grande do Sul. Através da campanha Sicredi Interestados, Camaquã terá a primeira cooperativa escolar da região.

Na última segunda-feira (30) o prefeito municipal Ivo de Lima Ferreira, acompanhado do vice-prefeito Abner Dillmann, pelo secretário municipal da Educação e Desporto Nelson Egon Geiger Filho e a adjunta da educação Jaqueline Santos, estiveram reunidos com representantes do Sicredi.

Na ocasião, foi assinado o acordo de cooperação para a implantação do Programa Cooperativas Escolares na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chequer Buchaim.

A Diretoria da Cooperativa foi representada pela Assessora do Programa, Melina Dutra, que falou sobre a iniciativa:

“Esse início do Programa na nossa Cooperativa, é uma grande realização em prol do desenvolvimento do cooperativismo na nossa região. Assim, ampliamos as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, através de vivências e experiências práticas dos valores e princípios do cooperativismo, promovendo uma nova visão de mundo e de futuro. Acreditamos, sim, que a vida é melhor, quando é cooperativa e por isso estamos muito felizes em apresentar essa alternativa a que se propõe o Sicredi para o desenvolvimento sustentável, ético, justo e solidário de suas comunidades.”

 

A Cooperativa Escolar é uma iniciativa de caráter educativo, formada pela união voluntária de crianças ou adolescentes, que realizam atividades sociais, econômicas e culturais de acordo com seus objetivos comuns, no contraturno escolar, sem fins lucrativos.

É um movimento de muitos alunos que acreditam no cooperativismo como uma possibilidade de transformar suas comunidades.

A Cooperativa Escolar é um espaço de aprendizagem sobre os sete princípios do cooperativismo, desenvolvendo liderança, empreendedorismo Social, educação Financeira, e inclusão social.

As práticas pedagógicas que estimulam o protagonismo dos alunos no desenvolvimento de soluções locais que, por sua vez, contribuem para o alcance dos objetivos globais para o desenvolvimento sustentável.

Tudo isso de um jeito muito divertido e mão na massa, passando por uma trilha cooperativa, onde os alunos aprendem por meio do jogo “Cooperlândia”.

Cooperlândia é um mundo construído pela cooperação onde se desenvolvem as seguintes competências:

– Conhecimento – Valorizar e aplicar os conhecimentos sobre cooperativismo e cooperativistas, por meio da busca de informações e da pesquisa, para entender e explicar a realidade a partir do próprio contexto.

 – Criatividade – Desenvolver o pensamento criativo e crítico a partir da resolução de problemas e desafios, investigando causas para a criação de soluções que contribuam para o desenvolvimento do empreendedorismo social.

– Cidadania – Participar ativa e coletivamente das práticas da Cooperativa Escolar, com responsabilidade e respeito às diferenças, para que façam escolhas éticas e democráticas, visando ao bem-estar e ao desenvolvimento comum.

– Liderança – Liderar iniciativas que promovam os objetivos comuns da Cooperativa, incentivando o protagonismo de colegas e comunidade para agir de forma autônoma, responsável, coletiva e proativa na resolução de problemas e no alcance de metas pessoais e comuns.

Como funciona o Programa Cooperativas Escolares?

·         A instituição de ensino faz a adesão ao Programa Cooperativas Escolares em parceria com a mantenedora e Sicredi;

·         A participação dos alunos é por adesão livre e voluntária, com autorização dos responsáveis legais;

·         Recomendamos a participação dos alunos do ensino fundamental II (anos finais) e médio;

·         Toda Cooperativa Escolar precisa de um professor orientador, com carga horária semanal destinada à realização do Programa;

·         É constituída uma rede de cooperação, formada pela instituição de ensino, mantenedora, Sicredi, assessoria pedagógica, organizações do movimento cooperativista, comunidade e famílias;

·         Os associados da Cooperativa Escolar participam de oficinas de aprendizagem e eventos de intercooperação em parceria com outras cooperativas e instituições.

As 4 etapas do Programa:

– Articulação: Sicredi ou instituição de ensino demonstram interesse em implantar a Cooperativa Escolar;

– Mobilização: Apresentação do Programa Cooperativas Escolares para a comunidade escolar e formalização da parceria.

– Trilha Cooperativa: Processo de aprendizagem de estudantes e professor orientador por meio do jogo Cooperlândia.

– Avaliação: Avaliação anual do Programa Cooperativas Escolares para indicar novas oportunidades de desenvolvimento. 

Os responsáveis pelo Programa:

Cooperativa Sicredi

• Realizar formações e assessoria pedagógica para as instituições de ensino que aderem ao Programa na sua metodologia.

• Articular o Programa na comunidade.

• Contratar assessoria pedagógica especializada.

• Acompanhar o desenvolvimento das atividades das Cooperativas Escolares. 

Mantenedora

• Garantir o alinhamento pedagógico das diretrizes da rede de ensino com o Programa.

• Disponibilizar professor orientador com perfil e carga horária para o desenvolvimento do Programa. Acompanhar o desenvolvimento das atividades da Cooperativa Escolar.

• Disponibilizar recursos, como alimentação e transporte, para os encontros semanais e atividades especiais do Programa.

 Instituição de Ensino

• Manter o alinhamento da proposta político-pedagógica da instituição com o Programa.

• Organizar recursos para os encontros da Cooperativa Escolar no contraturno da aula.

• Acompanhar as atividades realizadas pelo professor orientador e alunos participantes.

• Definir os critérios de participação dos alunos em conjunto com os demais integrantes da rede de apoio. Organizar a documentação do Programa.

• Articular o Programa nas atividades escolares. Disponibilizar recursos, como alimentação e transporte, para os encontros semanais e atividades especiais do Programa.

Professor Orientador

A indicação de professor orientador é pré-requisito para a implantação do Programa Cooperativas Escolares. Recomenda-se que sejam destinadas, no mínimo, seis horas semanais para atividades com discentes e planejamento pedagógico.

Para atuar em Cooperativas Escolares é recomendável que o educador seja: inovador, aberto ao diálogo, estudioso, responsável, empreendedor e democrático. 

Assessoria pedagógica

Será responsabilidade do Sicredi a contratação de assessoria pedagógica especializada e habilitada no Programa Cooperativas Escolares.

É responsabilidade da assessoria pedagógica:

·         Realizar a formação do professor orientador para implementação da metodologia do Programa;

•          Assessorar sistematicamente o professor orientador, acompanhando o desenvolvimento das habilidades dos associados;

•          Realizar a mediação de oficinas de aprendizagem para associados a partir do planejamento com o professor orientador;

•          Realizar assessoria pedagógica para o desenvolvimento do Programa junto à rede de cooperação.


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