Esporte

Dr. Luciano Pires fala sobre a Comissão de Medicina e Saúde no Esporte, criada pela Federação Gaúcha de Futebol

O Cardiologista camaquense participou do Programa A Hora e a Vez do Esporte, nesta terça-feira, 31, trazendo alguns esclarecimentos sobre o propósito da Comissão
Por: Celiomar Garcia | Publicado: 31/08/2021 às 14:38 | Alterado: 06/09/2021 às 02:40
Dr. Luciano Barros Pires na Hora e a Vez do Esporte/Foto: Celiomar Garcia
Dr. Luciano Barros Pires na Hora e a Vez do Esporte/Foto: Celiomar Garcia

O Programa A Hora e a Vez do Esporte, que vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 12 às 13 horas, pela Clic Rádio, recebeu nesta terça-feira, 31, a participação do Dr. Luciano Barros Pires. O Cardiologista faz parte da Comissão de Medicina no Esporte com mais dois profissionais da área. A Comissão foi criada pela Federação Gaúcha de Futebol na intenção de estruturar e dar suporte, principalmente aos Clubes do interior, onde a Pandemia foi a principal motivação para sua criação.

O Dr. Luciano Pires comentou que o convite chegou através do próprio presidente da FGF, Luciano Hocsman. “Quem entrou em contato comigo foi o Luciano Hocsman, que é o presidente da Federação, meu conhecido, meu amigo de alguns anos”. Ele também ressaltou alguns motivos que levaram o presidente a criar a Comissão. “Ele teve essa ideia, porque resolveu estruturar de maneira mais adequada, através de uma Comissão de Medicina e Saúde na Federação, na intenção de dar um suporte melhor especialmente aos Clubes do interior, que eventualmente tem uma deficiência maior nesta questão”, comentou o Cardiologista.

Outro ponto que o Dr. Luciano Pires destacou na entrevista, foi em relação a Pandemia e aos seus protocolos. “O foco inicial desta Comissão foi muito em virtude da Pandemia, pois muitas demandas foram geradas, principalmente em relação aos protocolos”, comentou ele. O Cardiologista falou também da participação do Dr. Paulo Pertry, professor em Epidemiologia, formado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). “Tudo começou com a participação do Dr. Paulo Petry, que é Epidemiologista com uma formação acadêmica excelente, tendo ele montado todos os protocolos da Federação Gaúcha e motivando a mesma a entender a necessidade de criar uma Comissão”, completou o Dr. Luciano Pires.

Conheça a profissionalização de cada membro da comissão:

Paulo C. Petry - Doutor em Epidemiologia UFRGS; Mestre em Epidemiologia UFPEL; Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Autor do livro Epidemiologia: ocorrência de doenças e medidas de mortalidade. Ed. Thieme-Revinter, 2020.

Luciano Pires - Cardiologista/Ecocardiografista; Especialista em cardiologia pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia); Especialista em ecocardiografia pela SBC.

Luciano de Castro Ramires - Cirurgião Ortopédico; Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia); Especialista em Medicina do Esporte pela SBME (Sociedade Brasileira de Medicina Estética).

A Hora e a Vez do Esporte

deixe seu comentário