Educação e Cultura

Reunião confirma realização do Desfile Farroupilha em Camaquã

Reunião entre prefeitos definiu realização do Desfile Farroupilha nos municípios da região de Camaquã
Por: Elias Bielaski | Publicado: 27/08/2021 às 15:15 | Alterado: 03/09/2021 às 20:35
Foto: Arquivo / Clic Camaquã
Foto: Arquivo / Clic Camaquã

A cidade de Camaquã terá seu tradicional Desfile Farroupilha em 2021. A informação foi confirmada pela reportagem do Clic Camaquã junto à Secretaria do Desenvolvimento, Inovação, Turismo e Cultura a pouco.

Concorra a um rancho do Macro Atacado Krolow <

Segundo o secretário Clayton Dworzecki, a decisão foi tomada em conjunto pelos prefeitos da região de Camaquã em reunião realizada ainda na quinta-feira (26).

"Os prefeitos autorizaram a realização, porém irão elaborar um decreto em conjunto dispondo acerca das restrições", destacou o chefe da pasta responsável pelos eventos culturais no município.

O decreto, ainda em elaboração, deve ser baseado em um documento do Governo enviado ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) nesta quarta-feira, 25 de agosto.

O secretário ainda destacou que assim que sair esse Decreto, haverá uma nova reunião com representantes do MTG na região para organizar o desfile.

Receba as notícias do Clic pelo WhatsApp <

Confira o que diz o documento, enviado pelo Gabinete do governador Eduardo Leite ao presidente do MTG, Manuelito Carlos Savaris:

"O Gabinete de Crise para o Enfrentamento da Epidemia Covid-19 deliberou que os desfiles podem ser realizados, deste que exclusivamente por Cavalarianos, sem a presença de desfiles com outros veículos ou a pé. Orienta-se que evite locais de grande concentração de pessoas para evitar aglomeração. Tiro de Laço: mantida vedação de público em esportes pela dificuldade de distanciamento nas arquibancadas não demarcadas. Grupo de Trabalho está avaliando forma de orientação de demarcação/protocolos para liberação gradual para esportes, o que, ocorrendo, será válido também para o tiro de laço. Pista de Dança/Palco: para apresentação, como Evento, já está liberado. Quanto aos participantes, não há como liberar neste momento sem que a vacinação (D2) esteja mais avançada, o que não teremos até 20 de setembro com os dados atuais. Acendimentos e distribuições de Chama Crioula/Cerimônias de recebimento da Chama Crioula nas praças e nos CTGs: já estão autorizados pelo Decreto, desde que realizados nos exatos termos do Protocolo de Eventos1 . Cavalgadas entre o local de distribuição da Chama até o destino não há vedação, desde que respeitados os Protocolos Obrigatórios. Orienta-se que não passem em locais de grande concentração de pessoas para evitar aglomeração. Almoços e jantares nos CTGs – Já autorizado se realizados nos exatos termos dos Protocolos de Restaurantes"

Semana Farroupilha

O Desfile Farroupilha é um dos principais eventos dentro da tradicional Semana Farroupilha. Em Camaquã, a mesma terá uma série de restrições para combate à Covid-19.

Inscreva-se no canal do Clic no YouTube <

Na manhã desta terça-feira, 24 de agosto, o programa Bom Dia Camaquã recebeu o secretário Clayton Dworzecki, que detalhou a programação. Assista:

Atualmente, não há alerta emitido pelo Estado. Caso haja um alerta emitido na semana que antecede o desfile, o mesmo estará cancelado, tanto para a região de Camaquã quanto para qualquer região que receba o mesmo alerta do Sistema dos 3A's.

No caso de alerta, a programação será inteiramente online, com protocolos mais rígidos de combate à Covid-19.

Baixe agora o aplicativo da ClicRádio <

A programação será custeada pela Prefeitura de Camaquã, em convênio com o CTG Camaquã. Segundo ele, a Prefeitura, através da Secretaria, participa de toda a construção da programação, deixando a decisão final sempre para o CTG, tendo em vista que a entidade representa a cultura tradicionalista no Município.

deixe seu comentário