Educação e Cultura

Reunião define se Camaquã terá Desfile Farroupilha em 2021

Reunião entre prefeitos acontece nesta quinta-feira (26) e define realização do Desfile Farroupilha nos municípios da região de Camaquã
Por: Elias Bielaski | Publicado: 24/08/2021 às 15:16 | Alterado: 31/08/2021 às 21:06

Na manhã desta terça-feira, 24 de agosto, o programa Bom Dia Camaquã recebeu o secretário de Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, Clayton Dworzecki. O chefe da pasta esteve no estúdio da ClicRádio para falar sobre os principais temas ligados à mesma, com destaque para o Desfile Farroupilha, que ocorre no dia 20 de setembro e é um dos eventos mais tradicionais do calendário gaúcho.

Concorra a um rancho do Macro Atacado Krolow <

Até o momento, ainda não há confirmação que o desfile irá ocorrer. Conforme o secretário, a definição ocorre nesta quinta-feira, 26 de agosto, onde uma reunião entre os prefeitos da região deve definir se os desfiles ocorrerão na Costa Doce.

Atualmente, não há alerta emitido pelo Estado. Caso haja um alerta emitido na semana que antecede o desfile, o mesmo estará cancelado, tanto para a região de Camaquã quanto para qualquer região que receba o mesmo alerta do Sistema dos 3A's.

De acordo com Dworzecki, a grade de programação da Semana Farroupilha está sendo construída pela Secretaria, com foco na programação online, que ocorrerá de qualquer forma, mesmo havendo alerta do Estado. 

No caso de alerta, a programação será inteiramente online, com protocolos mais rígidos de combate à Covid-19.

Concorra a uma pizza grande da Frazione <

"[A programação] Só não foi definida ainda por conta de todas essas intercorrências, em função dos protocolos sanitários e das incertezas que nós tínhamos, de poder ou não poder fazer certas atividades"

A programação será custeada pela Prefeitura de Camaquã, em convênio com o CTG Camaquã. Segundo ele, a Prefeitura, através da Secretaria, participa de toda a construção da programação, deixando a decisão final sempre para o CTG, tendo em vista que a entidade representa a cultura tradicionalista no Município.

Com relação ao desfile da Semana da Pátria, o secretário contou que o mesmo não deve ser realizado, por envolver todos os professores e alunos.

"Estamos entrando num ciclo de retomada, com todos os cuidados necessários, em função da contaminação da Covid-19. Extraoficialmente, a informação é que não terem o Desfile de 7 de Setembro"

Inscreva-se no canal do Clic no YouTube <

Clayton contou que em primeiro momento, com a situação da pandemia ainda sem um sinal de "melhora", a maioria dos prefeitos eram contra a realização. Com a diminuição dos casos, mortes e internações, aliados ao novo decreto do Estado permitindo o desfile, o cenário começou a mudar.

Atualmente, o secretário acredita que a decisão dos prefeitos está um pouco 'mais próxima do sim do que do 'não'. Segundo ele, a reunião que acontece nesta quinta-feira (26) trará a decisão final sobre o tema.

Assista a entrevista completa:

Na entrevista, o secretário ainda falou sobre as lives que serão realizadas e como será a trajetória da Chama Crioula.

Baixe agora o aplicativo da ClicRádio <

deixe seu comentário