Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • globalway (1)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • TEXEIRA GÁS ultragaz (1)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • cq-01
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • WhatsApp Image 2024-04-02 at 17.18.51
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494

IFSul lança plano de ação com participação da comunidade de Camaquã

A comunidade dos câmpus poderá participar da construção do planejamento do câmpus por meio de um formulário online; acesse e participe


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 12/07/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Durante a última semana, o IFSul Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) anunciou o lançamento de um Plano de Ação institucional, com o objetivo de promover a participação da comunidade de cada Câmpus para o desenvolvimento do IFSul no Rio Grande do Sul. 

O plano conta com ações locais, estabelecidas anualmente pela unidade, com a finalidade de ajudar a instituição a alcançar seus objetivos estratégicos. Essas ações podem ser decorrentes de desdobramentos das iniciativas estratégicas ou diretamente relacionadas aos objetivos e seus indicadores e metas. 

Quer ganhar um rancho do Krolow? Clique aqui!

Em Camaquã, o plano de ação terá foco na participação popular e será debatido junto à uma Comissão Local de Planejamento. Cada comissão conta com o/a Articulador/a de Planejamento, que atua como representante da comissão e é o contato do câmpus com a Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) durante o processo de planejamento. 

A reportagem do Clic Camaquã conversou com o diretor do Campus Tales Amorim, que falou sobre a importância do Plano de Ação:

“A compreensão que o IFSul tem sobre a importância da participação no processo de construção do planejamento, não somente da comunidade interna mas também da comunidade externa é emblemática, pois indica que a participação democrática de diferentes representações da sociedade é entendida como sendo necessária e desejável para a qualificação de nossa escola. Afinal, não precisa ter ligação direta com o IFSul-Camaquã para ter sugestões de ações a serem desenvolvidas em uma escola que possui tantas relações com a comunidade.”

Em Camaquã, fazem parte da comissão o diretor Tales Emilio Costa Amorim, a aluna Leane Maria Propp Spolavori, o servidor docente Diego Rodrigues Pereira e o servidor técnico-administrativo Tiago Medeiros, na função de articulador de planejamento.

A comunidade camaquense poderá participar da construção do planejamento do câmpus por meio de um formulário online, disponível no link abaixo até 21/07:


O funcionamento do IFSul na pandemia

Por conta da pandemia de COVID-19, as atividades do IFSul foram profundamente impactadas, o que refletiu também na organização e desenvolvimento das atividades dos câmpus.

A instituição precisou estabelecer alternativas para conseguir retomar suas atividades, ainda de forma remota, com diversas readequações nas suas rotinas. Essa reorganização também teve significativo impacto no planejamento, e no mapa estratégico estabelecido antes desse período.

Clique aqui e confirma o organograma do IFSul.

Por que participar?

A contribuição da comunidade é de extrema importância para garantir um processo de construção do planejamento de forma participava, em continuidade ao que já foi desenvolvido no PDI, e para que o câmpus possa alinhar as suas ações às expectativas e percepções da comunidade. 

Importante salientar que nem todas as sugestões da comunidade poderão constar no Plano de Ação do câmpus, pois os recursos são limitados e as condições de atendimento também, ainda mais no contexto da pandemia. Porém o câmpus terá conhecimento de todas as contribuições e poderá articular medidas que busquem contemplar essas demandas ao longo do tempo.

Após a realização da live, o questionário fica disponível para a comunidade por duas semanas, podendo ser prorrogado por mais uma semana, caso o câmpus entenda necessário.

Inscreva-se no canal do Clic no YouTube.

Para Camaquã, o questionário aberto até 21/07, podendo ser prorrogado até 28/07.

O que acontece depois?

Depois de encerrado o questionário, cada Comissão Local vai reunir as contribuições da comunidade e sistematizá-las de maneira a avaliar a viabilidade de execução, considerando seu alinhamento com os objetivos estratégicos, recursos como tempo, orçamento e pessoas, além do cenário da pandemia. Após essa análise e consolidação das ações junto à comunidade, a comissão vai preencher um formulário específico que será entregue à DDI para gerar o Plano de Ação do Câmpus, contendo para cada ação:

– O objetivo estratégico;

– O título da ação;

– A unidade administrativa responsável;

– As etapas necessárias para a realização da ação;

– O prazo de conclusão;

– Os recursos necessários;

– Os resultados esperados;

– Como medir os resultados; e

– Os fatores que dificultam a realização da ação e os meios de superá-los.

Baixe agora o aplicativo da ClicRádio.

E depois que o Plano de Ação for entregue à DDI?

Esse é o momento do câmpus colocar em prática o seu planejamento seguindo o que foi previsto no plano de ação. As Comissões Locais irão acompanhar essa execução e atuar para que o câmpus observe esse planejamento nas suas atividades e que o mesmo seja seguido. A comunidade também poderá acompanhar e cobrar do câmpus o desenvolvimento das ações.

Para isso todos os Planos de Ação ficarão publicados e disponíveis para consulta de qualquer pessoa. 

Após o prazo estabelecido para esse ciclo, será feita junto aos câmpus uma avaliação do Plano de Ação, de maneira a saber se as ações propostas foram realizadas e quais resultados foram obtidos, bem como identificar ações que não puderam ser realizadas e os respectivos motivos.

Essa avaliação é fundamental para identificar o quanto foi possível contribuir para os objetivos estratégicos e para subsidiar os planejamentos seguintes. Esses resultados também servirão de referência para a prestação de contas da instituição e para o Relatório de Gestão. 

Quer ganhar um rancho do Krolow? Clique aqui!

Outros instrumentos também são utilizados nessa etapa, como os resultados da avaliação institucional e o monitoramento de indicadores de desempenho. 

E como ficam os planejamentos seguintes? Como será feito para 2022?

A instituição está vivendo um momento muito difícil, de grandes incertezas, considerando todos os elementos externos causados pela pandemia. Apesar desse cenário, é em momentos assim que o planejamento mostra-se um aliado fundamental para direcionar as ações e preparar a instituição para saber como agir. Soma-se a isso a mudança de método de planejamento institucional por conta do novo PDI, que ainda demanda um processo de aprendizado e consolidação na instituição e junto à comunidade.

Por conta desses fatores, ao longo do segundo semestre de 2021 a DDI vai avaliar em conjunto com as Comissões Locais e com as áreas sistêmicas como preparar o planejamento seguinte e estabelecer uma agenda adequada. 

Quer ganhar uma pizza Frazione? Clique aqui!

Por isso a importância de que o IFSul crie a cultura do planejamento e a insira em todos os seus processos e rotinas, inclusive nas atividades acadêmica, de maneira que o movimento de pensar os rumos da instituição seja algo que aconteça naturalmente e de forma prioritária. Uma das medidas para isso é consolidar as Comissões Locais como espaços permanentes para reflexão sobre o planejamento nos câmpus.  


  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • cq-01
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • TEXEIRA GÁS ultragaz (1)
  • globalway (1)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • WhatsApp Image 2024-04-02 at 17.18.51
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335