Últimas Notícias

ALERTA: Rio Grande do Sul deve ter temporal e chuva forte nesta sexta

MetSul alerta para volumes elevados de chuva acompanhados de raios e o risco de temporais isolados de vento forte e granizo
Por: Elias Bielaski | Publicado: 28/05/2021 às 08:16 | Alterado: 04/06/2021 às 16:00 | Fonte: MetSul Meteorologia
Foto: MetSul / Divulgação
Foto: MetSul / Divulgação

O Rio Grande do Sul deve ter o retorno da chuva em grandes volumes nesta sexta-feira, 28 de maio. De acordo com a MetSul Meteorologia, a sexta-feira será de muita chuva, trazendo áreas de instabilidade ingressam já na madrugada a partir do Oeste e do Noroeste com chuva e raios.

Quer ganhar uma pizza? Clique aqui!

No decorrer do dia, a chuva alcança todas as regiões. Em Porto Alegre, por exemplo, a chuva deve chegar entre o final da manhã e o começo da tarde, de acordo com a nossa melhor estimativa. 

Assista a previsão com a meteorologista Estael Sias:

Receba as notícias do Clic no WhatsApp.

Antes da instabilidade, entretanto, o sol aparece com nuvens ao menos em parte da manhã junto ao Leste gaúcho. Serão os casos de Porto Alegre e Pelotas, como exemplos.

No sábado (29), a chuva fica mais restrita nas áreas com divisa em Santa Catarina e as temperaturas diminuem em relação aos dias anteriores.

No domingo (30), o destaque será a massa de ar polar, que poderá ocasionar temperaturas mínimas e geada em todo o estado.

Inscreva-se no canal do Clic no YouTube.

Ainda de acordo com a MetSul, volumes elevados decorrerão do quadro de acentuada instabilidade atmosférica com um centro de baixa pressão e o aporte de ar quente de Norte. 

Com o avanço da instabilidade e o ingresso de ar quente sobre Santa Catarina e o Norte da Argentina, não podem ser descartadas tempestades localizadas de granizo ou vento forte acompanhadas de muitos raios.

Os acumulados em diversos municípios da Metade Norte entre hoje e amanhã podem ficar perto de 100 mm com marcas até de 100 mm a 150 mm, isoladamente superiores.


Isso equivale a chuva de maio inteiro ou até mais em apenas um dia, o que fará com que parte do território gaúcho termine este mês com precipitações muito acima da média histórica. 

A MetSul antecipa que a chuva deve vir acompanhada de descargas elétricas. As trovoadas podem ser fortes a muito fortes em algumas regiões do Rio Grande do Sul.

Quer ganhar uma pizza? Clique aqui!

deixe seu comentário