Últimas Notícias

Previsão do tempo: Domingo será de frio e ventania no Rio Grande do Sul

De acordo com a MetSul, tendência é que o vento se intensifique em outras regiões ao longo do domingo
Por: Elias Bielaski | Publicado: 22/05/2021 às 19:09 | Alterado: 29/05/2021 às 15:13 | Fonte: MetSul Meteorologia

Trazido por um ciclone extratropical que passa por Argentina e Uruguai, o vento já começou a se intensificar neste sábado no Oeste do Rio Grande do Sul. Ele ocorre em razão da circulação ciclônica e do ingresso de ar mais frio impulsionado pelo interior do continente pelo ciclone.

Receba as notícias do Clic no WhatsApp.

De acordo com a MetSul, a tendência é que o vento se intensifique em outras regiões ao longo das próximas horas e sopre moderado a forte em grande parte do estado gaúcho no decorrer do domingo que será bastante ventoso.

O vento, na maior parte do Estado, vai ficar entre 40 km/h e 60 km/h. mas no Oeste, no Sul e no Leste do Estado as rajadas devem ficar entre 60 km/h e 80 km/h. O vento ganhará força ao longo do domingo principalmente no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, regiões que incluem Pelotas, Rio Grande, a faixa costeira e Porto Alegre.

No Extremo Sul gaúcho, uma vez que o centro da tempestade marítima estará muito perto, não são afastadas rajadas de 80 km/h a 100 km/h. Já na Capital, o vento deve se situar entre 60 km/h e 70 km/h, mas com rajadas superiores em alguns locais por conta da topografia (morros e o Norte da Lagos dos Patos).

Baixe o aplicativo da ClicRádio no seu celular.

O vento forte a intenso do ciclone pode trazer queda de árvores e postes, cortes de energia, alguns destelhamentos e outros transtornos principalmente no Sul gaúcho. Já em áreas mais ao Norte da faixa Leste do Estado o risco de transtornos diminui pela maior distância do vórtice do sistema.

O Sul gaúcho, especialmente de Pelotas em direção ao Chuí, terá ainda muitas nuvens e precipitação neste domingo ao passo que na maior parte do estado gaúcho o sol vai aparecer com a infiltração de ar seco e frio a Oeste e Norte do centro do sistema.

Por fim, o vento ainda soprará com rajadas esporádicas no Leste do Rio Grande do Sul na segunda-feira e o mar deve ficar agitado na costa gaúcha com risco de ressaca nas praias e ocasional interrupção das atividades de praticagem no Porto de Rio Grande em razão do vento forte e do mar grosso.

Inscreva-se no canal do Clic no YouTube.

Na segunda-feira, dia 24 de maio, com o ciclone se afastando do continente, a previsão é de que o vento diminua de intensidade no decorrer do dia. Porém, na madrugada e ao amanhecer, o vento ainda deve soprar com moderada a forte intensidade no sul e leste do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, entre 60km/h e 80km/h. Clique aqui e saiba mais.

deixe seu comentário