Campo em Dia

Cooperativa deve beneficiar municípios da região de Camaquã

Para quitar dívida do Estado com Chuvisca, Prefeitura negocia aquisição de área na divisa com Camaquã para a instalação da Cooperativa
Por: Elias Bielaski | Publicado: 23/04/2021 às 15:36 | Alterado: 30/04/2021 às 13:05
Foto: Imagem Ilustrativa / Divulgação
Foto: Imagem Ilustrativa / Divulgação

Os produtores da região de Camaquã terão uma novidade para auxiliar em sua produção nos próximos meses. Instalada em Chuvisca, a nova Cooperativa deve beneficiar produtores de municípios próximos a Chuvisca, com instalação de Unidade de Grãos e um centro de educação profissionalizante, o primeiro do Município.

Na manhã desta sexta-feira, 23 de abril, o programa Bom Dia Camaquã recebeu a vereadora Marivone Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT). Na participação, ela falou sobre a instalação desta Unidade, que funcionará como uma cooperativa, favorecendo pequenos produtores com o armazenamento de suas produções.

Receba as notícias do Clic Camaquã no WhatsApp.

Segundo Marivone, a área que será instalada a unidade pertencia ao Estado do Rio Grande do Sul, e sua construção não poderia ser iniciada antes da área ser passada ao município.

"A Caixa não aceitava aplicar a emenda antes da área ser, de fato, do município. Agora, acho que o governador vai assinar, então isso já tá bem avançado. Assim que isso acontecer, vão começar as construções"

A área fica localizada na divisa entre Chuvisca e Camaquã, em uma área próxima a ERS-350 e que também facilita o acesso das localidades de Capela Santo Antônio, Santa Auta, Boa Vista, além dos municípios de Amaral Ferrador e Dom Feliciano.

Marivone ainda destacou que o projeto é audacioso e deve influenciar no desenvolvimento regional. Ainda no Bom Dia Camaquã, o prefeito Joel Subda realizou sua tradicional participação de sexta-feira, falando sobre a instalação da cooperativa.

Inscreva-se no canal do Clic Camaquã no YouTube.

Joel falou sobre o programa Negocia RS, onde foi debatida uma dívida do Estado com Chuvisca. Após área cedida por 25 anos na Capela Velha, o Estado tem uma dívida com o município de Chuvisca de R$370 mil. Para quitar a dívida, a Prefeitura negocia a doação do imóvel de quase 4 hectares para que possa ser construída a cooperativa e a primeira escola de cursos profissionalizantes de Chuvisca.

“Vemos uma luz no fim do túnel, não só para a cedência, mas para a doação do espaço em troca da dívida”, comentou.

De acordo com o prefeito, a avaliação do imóvel já foi realizada e os demais procedimentos estão sendo realizados o mais rápido possível:

“Temos emendas do deputado Henrique Fontana, através do deputado Zé Nunes, para a construção de pavilhões de um galpão para começar os trabalhos de empacotamento de feijão e produtos da agricultura familiar”, informou o prefeito. “Assim que possível vamos conseguir recursos para construir os silos de armazenamento de milho”, comentou. 

O prefeito acredita que até o final do ano seja possível iniciar as obras e montar o escritório da cooperativa. “Vamos começar a dar os primeiros passos para um futuro brilhante, com o apoio e organização do nosso município e da região em torno da agricultura familiar”, afirmou.

Acompanhe a entrevista completa, disponível no Facebook e YouTube no Clic Camaquã:

Marivone fez sua primeira participação dentro do espaço oferecido pela ClicRádio todas as manhãs para os vereadores de Camaquã. O espaço é cedido às 9h e traz participação de dois vereadores, com participação fixa de segunda à sexta-feira, dentro do programa apresentado por Eduardo Costa e Elias Bielaski. Na sexta-feira, participam a vereadora Marivone (PT) e o vereador Mozart Pielechowski, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

A Prefeitura de Chuvisca também tem espaço fixo no programa Bom Dia Camaquã. Toda sexta-feira, a partir das 9:30, o prefeito Joel Subda (PSB) e o Governo Municipal trazem os principais destaques dentro do programa, que também é retransmitido pela Rádio Ideal FM 87,9 de Chuvisca.

deixe seu comentário