Esporte

Mestre introduz Hapkidô e técnica de espada coreana em Camaquã

Mestre em Taekwondo falou sobre artes marciais e crescimento das práticas em Camaquã
Por: Elias Bielaski | Publicado: 20/04/2021 às 17:38 | Alterado: 27/04/2021 às 17:55

Imagine-se atuando como Bombeiro, Técnico em Enfermagem ou professor. Qualquer uma destas três profissões já seria cansativa por si só. O convidado desta terça-feira, 20 de abril, do programa A Hora e a Vez do Esporte exerce todas as mesmo tempo.

Vagner Serratte atua como técnico de Enfermagem em Chuvisca, bombeiro Civil em Camaquã, além de ser mestre em Taekwondo, professor de Rapkido e também de Haedong Kumdo, a técnica de domínio da espada coreana. No estúdio da ClicRádio, Vagner esteve acompanhado da pequena Sofia, sua 'herdeira' de 8 anos de idade.


Ele contou um pouco de sua trajetória dentro do esporte, principalmente com relação ao Taekwondo. Vagner conta que buscou seguir uma linha de cultura, se especializando e se interessando mais pelas artes marciais coreanas. Segundo ele, as técnicas trazem diversos ensinamentos de defesa pessoal, alinhando velocidade, força e concentração.

Durante a entrevista, o mestre em Taekwondo falou sobre o crescimento destas práticas em Camaquã e da disseminação desta cultura. 


Taekwondo

O taekwondo é uma arte marcial originalmente coreana, que teria surgido por volta do século VII d.C. A tradução que se faz do termo taekwondo é “caminho dos pés, das mãos e do espírito”, significado que revela a proposta de desenvolvimento integral do praticante, típica das artes marciais.

Em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de chutes voadores, de esquivas e interseções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia, o taekwondo tornou-se olímpico, e, em muitas academias, pratica-se o taekwondo olímpico. Basicamente, é um desporto de chutes com muito poder de explosão.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, em pé, área interna e texto que diz

Em campeonatos de lutas, os atletas deste desporto devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes e diminuir o impacto por eles causado. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital, pernas, braços e mãos. A vestimenta ou uniforme usado, geralmente na cor branca de acordo com as regras da federação responsável, chama-se Dobok.


Hapkidô

O Hapkido é uma arte marcial coreana especializada em defesa pessoal, sua base também é muito usada nos exércitos pelo mundo todo, o aprendizado de técnicas de ataques e defesas de socos, chutes, rolamentos, projeções, escapes, esquivas, torções, alavancas, imobilizações em pé ou no solo, técnicas de alongamento e respiração.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa

A prática também engloba técnicas com armas de diversos tipos como bastões, espadas, bengalas, facas, leques. Essa arte marcial ensina seus praticantes a auto defesa com praticamente qualquer objeto, por ser uma Arte capaz de se adaptar a qualquer adversário.


Haidong Gumdo

Haidong Gumdo, também tido como Haedong Kumdo, é baseado em técnicas reais de combate de campo, onde o praticante estuda e pratica movimentos simulando uma luta contra inúmeros oponentes com uma espada real, o que é totalmente diferente quando comparado com outros sistemas mais conhecidos.

Haidong Gumdo deriva seu nome de Haedong Seongguk Balhae (海 東盛 國 渤海), um nome para Balhae, um antigo reino na região do que é hoje no nordeste da Coréia, norte da China e Sibéria oriental.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Os praticantes dedicados de Haidong Gumdo envolvem-se na prática de kibon (noções básicas), hyung | pumse (formas), yaksuk daeryun (sparring sparring), sparring hada (sparring livre), jingeom gyeokgeom (sparring with live blades), gigong (exercícios de construção de energia ) e begi (prática de corte).  A prática básica é com o mokgum (espada de madeira).

A prática Sparring começa com o jukdo (espada de bambu) e progride para mokgum e jingum. Pumse dentro de Haidong Gumdo foram derivadas da mecânica de gicheon (uma forma coreana de artes marciais semelhantes ao Tai Chi Chuan) e vários padrões de espadas encontrados dentro do Muye Dobo Tongji (Manual Ilustrado de Artes Marciais).

Nenhuma descrição de foto disponível.