Últimas Notícias

"Fundação é uma coisa e emancipação política é outra", afirma pesquisador

Na ClicRádio, Catullo Fernandes defendeu que aniversário do município seja comemorado em 19 de abril
Por: Elias Bielaski | Publicado: 07/04/2021 às 00:00 | Alterado: 19/04/2021 às 14:21
Catullo Fernandes no Bom Dia Camaquã. Foto: Eduardo Costa / ClicRádio
Catullo Fernandes no Bom Dia Camaquã. Foto: Eduardo Costa / ClicRádio

O programa Bom Dia Camaquã desta quarta-feira, 7 de abril, recebeu o colunista, poeta e pesquisador, Catullo Fernandes. Ele concedeu entrevista para falar sobre a história de Camaquã, em virtude do mês de aniversário do município, e falou sobre a polêmica das datas de aniversário da cidade.

Inscreva-se no YouTube do Clic e receba as notificações de novos vídeos.

Segundo Catullo, a polêmica da data do aniversário entre 19 de abril e 5 de maio está encerrada. "Nós já entregamos toda a documentação. Algumas pessoas confundem, fundação é uma coisa e emancipação política é outra", destacou. 

Ele lembrou de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores, onde juntamente ao Núcleo de Pesquisas Históricas de Camaquã (NPHC), defendeu o aniversário a seguir sendo comemorado em 19 de abril, enquanto o Grupo 5 de Maio defendeu a data que dá nome ao grupo.

"Como não foi apresentado nenhum documento que contestasse que [o aniversário] não é 19 de abril e sim, 5 de maio, a Mesa Diretora não acatou o pedido e disponibilizou a Tribuna Democrática para que o NPHC, na oportunidade representado pelo dr. João Máximo Lopes, que foi muito contundente fazendo os esclarecimentos a respeito destas datas"

Ainda de acordo com o pesquisador, é possível notar no Brasão a data da Fundação como 9 de dezembro de 1815, registrada pelo Sargento Mor Boaventura Soares Centeno, junto à Joaquim Gonçalves da Silva (pai de Bento Gonçalves) e Bispo Coutinho. Segundo ele, a data marca o início do povoamento na região.

Clique aqui e receba as notícias da região no seu WhatsApp.

À direita do brasão, Catullo destaca a data de 19 de abril de 1964, em acordo com a Lei Provincial que está no Salão Nobre da Prefeitura de Camaquã. Ele também lembra que em 7 de janeiro de 1865 foi criada a Câmara de Vereadores: "Jamais iria acontecer de tu fundar uma cidade em 1851 e levar 14 anos para instalar a Câmara de Vereadores".

Acompanhe a entrevista completa, disponível no Facebook e Youtube do Clic Camaquã:

 

Baixe o aplicativo da ClicRádio e acompanhe a programação pelo celular.