Esporte

Há 19 anos, projeto leva esporte para crianças em vulnerabilidade social em Camaquã

Profº Marcelo Rosa relembrou trajetória do PED, que atende crianças em vulnerabilidade social e oferece um caminho alternativo através do esporte
Por: Elias Bielaski | Publicado: 07/04/2021 às 00:00 | Alterado: 22/04/2021 às 11:06
Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação
Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

Iniciado em 2002, o Projeto Escolinhas Desportivas (PED) completou 19 anos e já atendeu milhares de crianças de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social em Camaquã. O idealizador é o professor Marcelo Kauffmann da Rosa, educador físico, que concedeu entrevista exclusiva no programa A Hora e a Vez do Esporte desta quarta-feira, 7 de abril.

Inscreva-se no YouTube do Clic e receba as notificações de novos vídeos.

No estúdio da ClicRádio, ele conversou com o apresentador Celiomar Garcia e contou um pouco da história do projeto social e esportivo, que prima pela inclusão de crianças e adolescentes, dos 6 aos 17 anos de idade. 

O PED teve seu pontapé inicial dentro do Ginásio Municipal de Esportes Wadislau Niemxeski, no bairro Olaria, logo após o ingresso do professor Marcelo na Prefeitura, através de concurso público. 

"A ideia foi criar um projeto de iniciação esportiva com o objetivo de proporcionar uma educação esportiva de inclusão e emancipação social, em função de que na época existiam poucas escolinhas na cidade"

Inicialmente, o projeto tinha como foco as crianças em vulnerabilidade social nos bairros Olaria e Getúlio Vargas, oferecendo um caminho alternativo através do esporte, com o objetivo de afastá-las do mundo do crime e das drogas, nas quais muitas tinham proximidade ou estavam diretamente inseridas.

Assista a entrevista completa, disponível no Facebook e YouTube do Clic Camaquã:

 Clique aqui e receba as notícias da região no seu WhatsApp.

Atendendo crianças e adolescentes de ambos os sexos, no turno inverso ao da escola, os alunos recebem todo o apoio da Secretaria como lanche após os treinamentos e participam das competições da cidade e região.

O objetivo do Projeto é fomentar e amparar o desporto, o lazer e a recreação, em aulas regulares de esporte, oferecidas gratuitamente aos estudantes na cidade.

Ao longo de quase duas décadas, além da inclusão de crianças no esporte, o projeto proporcionou a possibilidade de levar os alunos para competições, conquistando centenas de títulos em todas as categorias. Ele contou que as primeiras competições disputadas foram na Taça de Verão, a famosa Prainha, em 2007.

"A gente teve um êxito, chegando a final contra uma equipe muito forte, do Cristal, que na época tinha o Foguinho e o professor Maurício jogando", lembrou.

No mesmo ano, o PED também participou da Copa Santa Auta, conquistando o título em uma das categorias: "Isso foi nos motivando a ter equipes dentro da equipe para a competição". Marcelo também destacou que logo na sequência, a escolinha passou a disputar campeonatos da região, sempre contando com forças dos pais, de empresas e do Poder Público para arcar com todos os custos.

Baixe o aplicativo da ClicRádio e acompanhe a programação pelo celular.

Relembre algumas das equipes do PED em nível competitivo:

Pode ser uma imagem de 13 pessoas e pessoas sorrindo

Pode ser uma imagem de 15 pessoas e pessoas sorrindo

Pode ser uma imagem de 13 pessoas, pessoas sorrindo e texto que diz

Pode ser uma imagem de 11 pessoas

Pode ser uma imagem de 19 pessoas e pessoas sorrindo

Pode ser uma imagem de 11 pessoas

Pode ser uma imagem de 18 pessoas

Pode ser uma imagem de 15 pessoas e pessoas sorrindo

Pode ser uma imagem de 16 pessoas

Pode ser uma imagem de 11 pessoas

Pode ser uma imagem de 12 pessoas

Pode ser uma imagem de 8 pessoas

Pode ser uma imagem de 15 pessoas e pessoas sorrindo

Pode ser uma imagem de 14 pessoas

Pode ser uma imagem de 13 pessoas e pessoas sorrindo

Pode ser uma imagem de 22 pessoas e pessoas sorrindo