Últimas Notícias

Dia do Jornalista: dia 7 de abril é comemorado o dia do profissional que divulga informações

É de responsabilidade do jornalista criar pautas de interesse público, que sejam interessantes para uma comunidade; saiba mais
Por: Sabrina Borges | Publicado: 07/04/2021 às 00:00 | Alterado: 22/04/2021 às 11:06
Foto: Ilustração/ Unsplash/ Dia do Jornalista
Foto: Ilustração/ Unsplash/ Dia do Jornalista

Nesta quarta-feira, dia 7 de abril, é comemorado o Dia do Jornalista. Esse é o profissional da comunicação que leva informação com qualidade para os milhares de pessoas. 

 Inscreva-se no YouTube do Clic e receba as notificações de novos vídeos.

O jornalista atua em rádios, jornais, televisões e sites, e independente de qual meio, o papel desse profissional é te informar com a verdade, “doa a quem doer”. É de responsabilidade do jornalista criar pautas de interesse público, que sejam interessantes para uma comunidade e que contribua de alguma forma com esse grupo. 

O jornalismo surgiu por volta do século XVII. Quando Gutenberg inventou a prensa móvel e as informações puderam ser impressas para um número maior de pessoas, surgiu o jornalismo. 

A técnica foi inovadora e deu início às publicações periódicas, ou como chamamos, os jornais impressos. Com a prensa as informações começaram a circular aos poucos, aumentando a região que recebia o conteúdo.

Os primeiros conteúdos divulgados por meio das prensas eram de cunho político ou literário. Nessa época era muito difícil de diferenciar fato de opinião. 

Mais tarde, lá por meados de 1900, que o jornalismo começou a se organizar de uma forma mais profissional, separando a informação da opinião. A partir vieram as editorias, separando os tipos de informações e as tecnologias começaram a ficar cada vez mais evidentes na área.

Atualmente, os jornalistas estão a campo investigando, pesquisando e rechecando informações para produzir conteúdos de qualidade para os seus públicos. Independente do meio de atuação desse profissional, o seu papel é informar. 

“Jornalismo é publicar tudo aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”. A frase de William Randolph Hears, é muito famosa e mesmo com o passar do tempo, nunca vai perder a verdade contida nela, sendo um exemplo vivo do papel do jornalista.