Variedades

Dia da Mentira: 1º de abril é a data conhecida mundialmente por pegadinhas

A data é celebrada há vários séculos por diferentes culturas e costuma ser o momento de realizar trolagens e brincadeiras engraçadas
Por: Sabrina Borges | Publicado: 31/03/2021 às 00:00 | Alterado: 22/04/2021 às 11:06 | Fonte: Com informações de History e Tecnoblog
Foto: Jametlene Reskp/ Unsplash/ Dia da Mentira
Foto: Jametlene Reskp/ Unsplash/ Dia da Mentira

Nesta quinta-feira, é dia 1º de abril, conhecido por diversos países do mundo a fora como o “Dia da Mentira”. Não existe ao certo como ou quando a data passou a ser celebrada, o que se sabe é que é lembrada há séculos e por diferentes culturas. 

O Dia da Mentira é conhecido pelas brincadeiras, trolagens ou pegadinhas engraçadas. Normalmente a brincadeira termina com o anúncio “te peguei é dia da mentira!”. 

De acordo com o site History, alguns historiadores especulam que o Dia da Mentira começou por volta de 1582, quando a França mudou do calendário Juliano para o Gregoriano, conforme solicitado pelo Concílio de Trento em 1563.

No Calendário Juliano, assim como no calendário Hindu, o ano novo começou com o equinócio da primavera por volta de 1º de abril. Algumas pessoas que demoravam para receber as notícias ou que continuavam festejando durante a última semana de março a 1º de abril se tornaram alvo de piadas e eram chamadas de “abril tolos”. 

Na época, as pessoas faziam piadinhas pregando peixes de papel, nas costas dessas pessoas que seguiam comemorando o ano novo na data errada. Os desinformados eram chamados de “poisson d'avril” (peixe de abril). 

De acordo com o site, o peixe de abril simbolizava um peixe jovem, que podia ser facilmente capturado ou uma pessoa crédula. Os anos passaram e as pegadinhas não precisavam ter um motivo específico, a motivação era fazer alguém cair em uma trolagem. 

Os papéis colados nas costas, seguiram sendo um dos fortes símbolos da data, comuns principalmente em escolas. Os papéis costumam conter frases engraçadas. 

É comum surgirem notícias “mirabolantes” nesta época, coisas absurdas para tentar enganar alguém. Normalmente esse tipo de notícia é desmentida ao longo do dia. 

O Google costuma fazer algumas pegadinhas no Dia da Mentira. Mas nesse ano, assim como no ano passado, a empresa informou aos colaboradores que vai deixar a brincadeira para um outro momento. 

Isso porque completamos um ano de pandemia e o mundo enfrenta diversos problemas relacionados ao avanço do vírus. Sem contar nas famílias que perderam entes  queridos para o vírus. 

Outro ponto divulgado pela empresa, foi que a internet já está cheia de fake news, então não cabia realizar nada neste momento. O Dia da Mentira é “celebrado” pelo Google há anos e ficou mais popular a partir de 2005, após o anúncio da bebida fictícia Google Gulp. 

Além disso, a empresa já apresentou planos de ida à Marte e até um Google Tradutor para Animais. Esperamos que no próximo ano as notícias sejam melhores e que todos possam celebrar com muita alegria e brincadeiras conscientes, o Dia da Mentira.