Saúde e Bem Estar

Grupo Mediare: Dr. Renan Lemos divulga informações sobre câncer de próstata no Momento Saúde

Ele transmitiu várias informações sobre a prevenção do câncer de próstata
21/11/2020 - 16h:55min - Fonte: Grupo Mediare

O urologista Renan Lemos participou do “Momento Saúde”, programa do Grupo Mediare que trata de temas relacionados à saúde. Ele transmitiu várias informações sobre a prevenção do câncer de próstata.

câncer de próstata é um tumor que acomete homens maduros e pode ser curado quando ainda está localizado. Se identificado já em estágio avançado, o risco de sobrevida do paciente é muito menor. Portanto, o diagnóstico precoce é fundamental no controle e cura da doença.

De acordo com o Médico Urologista Dr. Renan Lemos, histórico de doença na família, assume grande importância para identificação do diagnóstico precoce – um paciente cujo pai ou tio tiveram câncer de próstata, tem o dobro de risco para desenvolver a doença, do que a população em geral.

O risco é ainda maior para os homens que têm um irmão que tiveram a doença.

 

Sintomas de Câncer de próstata

Na fase inicial, a maioria dos pacientes não apresenta sintomas relevantes, mas podem apresentar sintomas relacionados a outra doença comum, que acompanha o envelhecimento do homem, a hiperplasia prostática benigna, com sintomas leves a moderados, de dificuldade na hora de urinar. No caso desta doença, nenhuma anormalidade pode ser observada ao toque ou pode-se sentir um nódulo endurecido na próstata.

Em homens acima de 50 anos, existem três principais exames para ajudar no rastreio e diagnóstico precoce da doença. Iniciando através de exames sanguíneos, como por exemplo a dosagem de uma proteína do sangue (PSA), Ecografia de vias urinárias e o exame de toque retal. Estes exames irão indicar se há alguma alteração neste paciente, para que o médico possa indicar novos exames e caso confirmada a doença, dar início ao tratamento correto.

Cerca de 20% dos homens com câncer de próstata sintomático apresentam um PSA normal e dependendo da região da próstata, o câncer também pode não ser palpável pelo toque retal. A melhor estratégia é realizar os exames indicados pelo médico especialista, para obter um diagnóstico correto.  O vídeo com a entrevista completa pode ser acessado na página do Grupo Mediare no Facebook, Instagram ou Canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=v6CX_ajxOPQ&t=2s

 

Prevenção

Vale lembrar, que somente o médico especialista pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização de exames preventivos. Existem evidências, de que a realização periódica do toque retal e dosagem de PSA em homens que não apresentem sintomas, diminua a mortalidade por câncer de próstata.

Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico, contribuem para a melhoria da saúde em geral e podem ajudar na prevenção deste câncer.

 

Quer saber mais?

O Grupo Mediare atende presencialmente das 8h às 12h e das 13h30min às 18h, de segunda a sexta. Quem quiser obter informações, pode manter contato pelo telefone (51) 3671-0984, pelo WhatsApp (51) 98594-6823 ou pelos perfis do Grupo Mediare no Instagram e no Facebook.

          A empresa atua em Camaquã há 13 anos com Plano de Assistência Familiar, Saúde e Segurança do Trabalho e Clínica. O grupo inaugurou no segundo semestre de 2019 a sede que fica na Av. Presidente Vargas, nº 878, no Centro de Camaquã.

deixe seu comentário