Eleições 2020

Clic Camaquã e ClicRádio realizam cobertura completa das Eleições Municipais neste domingo

Eleição Municipal em Camaquã e região terá cobertura das 7h até o final da apuração em todos os municípios da 12ª Zona Eleitoral do RS; saiba como acompanhar
Por: Elias Bielaski | Publicado: 14/11/2020 às 00:00 | Alterado: 22/04/2021 às 11:06
Fotos: Arquivo / Clic Camaquã
Fotos: Arquivo / Clic Camaquã

Neste domingo, 15 de novembro, 50.455 camaquenses estão aptos a exercer o direito do seu voto para escolher prefeito, vice-prefeito e quinze vereadores, que represetarão os poderes Executivo e Legislativo, reespectivamente. As eleições municipais, originalmente marcadas para outubro, foram adiadas em 42 dias por conta da pandemia de coronavírus.

 A cobertura das eleições municipais tem o patrocínio da C&S Equipamentos Agrícolas e Energia Solar.

A equipe do Clic estará ao vivo desde 7h da manhã no Facebook do Clic Camaquã e no aplicativo da ClicRádio para trazer o minuto a minuto da votação, além dos resultados das eleições em cada município da região em primeira mão. 

No estúdio da ClicRádio, todos os oito candidatos a Prefeitura (quatro a prefeito e quatro a vice-prefeito) concederão entrevistas para falar sobre a campanha eleitoral e as Eleições.

Além disso, a reportagem do Clic Camaquã estará girando pelos principais pontos da cidade, trazendo boletins dos colégios eleitorais e acompanhando a votação dos candidatos a prefeito e vice. 

 

O que pode e o que não pode?

Na reta final da campanha, eleitores, candidatos e partidos devem respeitar o calendário divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desde terça-feira (10), nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença condenatória por crime inafiançável. A partir de quinta-feira (12), os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) podem expedir salvo-conduto em favor do eleitor que sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar.

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão no primeiro turno foi encerrada na quinta (12), que também é a data limite para a realização de reuniões públicas, comícios e debates. Sexta-feira (13) foi o último dia para a divulgação paga de propaganda na imprensa escrita e na internet. No sábado (14), termina a propaganda por meio de alto-falantes, caminhada, carreata ou passeata.

No domingo (15), os eleitores podem votar das 7h às 17h. Pessoas com 60 anos ou mais têm horário preferencial das 7h às 10h. Na manhã deste sábado (14), o programa Controle Geral recebeu o juiz eleitoral Felipe Valente Selistre, que falou sobre o que pode e o que não pode na véspera e no dia das eleições, que vão definir prefeito, vice e vereadores de Camaquã.

Confira a entrevista completa a partir de 1h20min de transmissão:

 

Já definiu seu candidato?

Após o fim do período para debates entre candidatos, o debate da ClicRádio (assista abaixo) se confirmou como o principal deles na região. Além de ter o recorde absoluto de visualizações nas plataformas digitais, o debate foi o único a contar com a presença dos quatro candidatos a prefeito de Camaquã.

A condução e apresentação foi elogiada pelos quatro candidatos, que tiveram espaços igualitários para trazer suas propostas e debatê-las junto aos adversários políticos. Além disso, os candidatos ressaltaram, em suas considerações, a organização e imparcialidade com o qual o jornalista e apresentador Eduardo Costa conduziu o debate.

Dos cinco debates realizados entre os candidatos a prefeito de Camaquã, três foram mediados por pessoas com histórico de filiação partidária. Ao não comparecer a um destes debates, um dos candidatos justificou que sua ausência estava condicionada à parcialidade da rádio que promoveu debate e à filiação partidária do mediador.

Todas as ações da ClicRádio e do Clic Camaquã em relação às eleições tiveram a disponibilidade e participação de todos os candidatos, que tiveram espaços e entrevistas igualitárias para informar a população camaquense sobre seus projetos e planos de Governo.

A cobertura das eleições municipais tem o patrocínio da C&S Equipamentos Agrícolas e Energia Solar.

Em alto nível, os candidatos questionaram os principais pontos das propostas e afirmações de seus adversários e em nenhum momento, tiveram a interferência do mediador, que não utilizou sua posição para favorecer ou desfavorecer qualquer um dos candidatos. Além disso, não houve nenhum pedido de direito de resposta pelos candidatos, que poderiam ser solicitados caso houvesse ofensa a qualquer um dos candidatos. 

 

Recordes de audiência

A transmissão ao vivo realizada pelo aplicativo da ClicRádio e pela ClicTV, através do Facebook e YouTube do Clic Camaquã, bateu recordes de usuários simultâneos em ambas as plataformas.

Clique aqui e confira a galeria de fotos do Grande Debate da ClicRádio.

No Facebook do Clic Camaquã, foram mais de 1,6 mil pessoas acompanhando a transmissão simultâneamente, totalizando mais de 30 mil pessoas acessando a publicação, seja ao vivo ou após o debate. No YouTube, os picos de acessos tiveram mais de 300 pessoas acompanhando a transmissão simultâneamente.

O debate contou com a presença de Fúlvio Lessa da Rosa, Ivo de Lima Ferreira, Jorge Alberto Grill e Marcelo Gouveia, os quatro candidatos à Prefeitura de Camaquã, com a mediação do jornalista Eduardo Costa, com o assessoramento jurídico de Danilo Beltrami e o apoio da equipe de jornalismo do Clic, formada por Elias Bielaski, Igor Garcia, Renata Ulguim e Sabrina Lacerda Borges.

Confira a transmissão completa realizada pela fanpage do Clic no Facebook: 

Foram mais de 18 mil comentários e 300 compartilhamentos da transmissão apenas na plataforma do Facebook. Internautas participaram com comentários e puderam debater as ideias e propostas de seus respectivos candidatos, além de demonstrarem suas intenções de votos.

 Tanto na ClicTV, pelo Facebook e YouTube, quanto na ClicRádio, através do aplicativo gratuito, o debate trouxe a maior audiência da história do Clic Camaquã. De forma organizada e com discussão de cada ponto junto às cordenações de cada uma das chapas, o debate foi elogiado por ambos os quatro candidatos em suas considerações finais, que ressaltaram a importância da organização e imparcialidade com a qual o debate foi conduzido.

Leia também: Saiba quais os roteiros para transporte de eleitores do interior de Camaquã 

deixe seu comentário