Variedades

Saiba como observar a passagem dos satélites Starlink

Na região de Camaquã, internautas registraram a passagem dos satélites da SpaceX nos últimos dias e relacionaram semelhança com "trem voador"
20/10/2020 - 17h:50min - Fonte:

Starlink é um projeto de desenvolvimento de constelações de satélites em andamento pela empresa americana SpaceX, para desenvolver uma plataforma de satélites de baixo custo e alto desempenho e transceptores terrestres de clientes necessários para implementar um novo sistema de comunicação baseado na internet. Cada satélite Starlink pesa aproximadamente 227 kg e possui um design de painel plano que possui múltiplas antenas de alto rendimento e um único painel solar.

Na região de Camaquã, a passagem dos satélites chamou a atenção de moradores de diversos municípios da região, que fizeram seus registros e relacionaram a passagem com muita criatividade. Desde "trem voador" até "OVNI's", gaúchos se impressionaram com a passagem e utilizaram o bom humor para descrever o que viram.

Nesta segunda-feira, a reportagem do Clic Camaquã registrou a passagem dos satélites sobre Camaquã às 19:14.

Whats-App-Image-2020-10-20-at-17-34-36

Formação chamou atenção dos gaúchos nesta semana. Foto: Elias Bielaski / Clic Camaquã

Esta grande constelação de satélites artificiais orbitando em órbita terrestre baixa (LEO) formará a espinha dorsal de uma rede global de internet de banda larga. E a empresa planeja lançar mais 17 mil desses satélites. Muitos astrônomos levantaram temores de que eles interfeririam nas observações visuais e até na radioastronomia.

Através do site Find Starlink, é possível saber como, quando e onde ver os satélites. Basta informar a região na página e conferir as informações, marcar na agenda e olhar para o céu no local indicado. A página, entretanto, está em inglês.

Conseguiu registrar a passagem? Compartilhe seus registros pelos números de WhatsApp (51) 99200-4902 ou (51) 3692-2282. Você também pode compartilhar pelo Instagram ou pelo Facebook do Clic Camaquã.

Pela internet, passagem dos satélites foi registrada por internautas ao redor do mundo:

SpaceX realizou nesta semana mais um lançamento do projeto Starlink, levando à órbita da Terra mais um lote de 60 unidades. Este foi o 18º lançamento que a empresa realizou em 2020, marcando também o 95º voo do foguete Falcon 9, até então.

Agora, já são cerca de 835 satélites Starlink lançados, e a SpaceX segue firme e forte rumo à sua constelação que prevê um total inicial de 12 mil unidades, tendo ambição, na verdade, de chegar ao número de 30 mil.

deixe seu comentário