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Sinalização da Bento Gonçalves começa na próxima semana

Diretor de trânsito afirmou que intenção não é instalar quebra-molas na via mas para isso, é necessária a colaboração dos motoristas


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 25/09/2020 Atualizado 26/01/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Na próxima semana, o asfalto colocado na rua Bento Gonçalves começa a receber sinalização. A informação foi trazida pelo diretor da Divisão de Trânsito, Carlos Guaspari, durante entrevista ao programa Bom Dia Camaquã desta terça-feira, 22 de setembro. A previsão inicial era de que a sinalização seria iniciada ainda nesta semana mas, após contratempos, o trabalho será iniciado por empresa terceirizada na próxima semana, caso não chova.

 Um dos destaques foi a fala do diretor em relação à possível instalação de quebra-molas na via: “Vamos tirar da cabeça a questão quebra-mola. A gente não pode ter um município que a cada quadra tenha um quebra-mola. Isso é passado, regresso”, ressaltou. Segundo ele, cidades desenvolvidas como Porto Alegre e Gramado possuem vias extensas e que não possuem redutores, já que as pessoas não possuem o costume de ‘correr’ nestes trechos.

Ele ainda destacou que atualmente, a via está perigosa devido à falta de sinalização e que todos os motoristas precisam ter cuidado redobrado. Ele ainda destacou que as obras de sinalização deve começar na próxima semana e que será feita de forma breve. Outro destaque é o formato das pinturas, que devem ser “auto-didatas”, com função de orientar pedestres e motoristas na via.

“A gente acredita que como é tudo industrializado, tudo com máquinas, se torna bem rápida a pintura da Bento Gonçalves“, disse Guaspari. Ele ainda afirmou que os trechos que receberão revitalização e colocação de novos trechos, conforme os trechos forem entregues, será feita a sinalização em seguida. Questionado pelo apresentador Elias Bielaski, ele afirmou que a sinalização será, com certeza, finalizada em outubro.

Confira a entrevista completa:

 

Mortes no trânsito de Camaquã

No estúdio da ClicRádio, o diretor também conversou com o apresentador Elias Bielaski sobre os índices de acidentes e óbitos no trânsito de Camaquã, em alusão a Semana Nacional do Trânsito.

De acordo com estudo realizado por Guaspari em seu trabalho de conclusão de curso superior, Camaquã teve 125 mortes no trânsito entre dezembro de 2009 e dezembro de 2019. Outro dado trazido foi relacionado ao ano de 2019, em específico, que tevenove acidentes que registraram onze óbitos, sendo cinco deles no perímetro urbano da cidade.

 “Seja aquela pessoa que tu é fora do veículo, seja dentro do veículo também”, destacou Carlos, que pediu empatia e cuidados em dobro por parte de cada cidadão. 

 

 

“Novo” código de trânsito

O Senado aprovou mais um projeto apresentado pela Presidência da República. O Projeto de Lei (PL) 3.267/2019, traz alterações nas regras do Código de Trânsito Brasileiro. Agora o texto retorna para a Câmara.

São várias alterações que são propostas no Projeto, entre elas, está o aumento na validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os condutores com menos de 50 anos de idade, terão a CNH com dez anos de validade.

Outra mudança é na diminuição do valor nas multas de trânsito. A nova medida, propõe multas mais leves e médias. Um exemplo, são nas punições com apenas advertência, no caso de o condutor não ser reincidente na mesma infração nos últimos 12 meses. Além disso, o PL cria o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). O objetivo do registro é ter uma listagem de bons condutores.

O diretor camaquense destacou os pontos do novo código, destacando que é a favor do aumento da pontuação é válido. “Aquele número antigo, que está vigente, é muito pouco para o número de infrações que vem acontecendo”, explicou. Ele ainda destacou que não é a favor do aumento da validade da CNH: “O cidadão habilitado deveria passar, no mínimo uma vez por ano, por uma reciclagem de legislação”, ressaltou, explicando que após os novos motoristas ‘saírem da provisória’, eles acabam se desligando de alguns detalhes que influenciam diretamente na organização do trânsito como um todo. 

Em relação ao transporte de crianças menores de dez anos e com menos de 1,45 metros nas cadeirinhas que sejam adequadas de acordo com a idade. A proposta original abrandava a multa por descumprimento da regra, mas o texto aprovado resgatou a condição de “gravíssima” da infração.

Também é destaque entre as alterações, a “Lei do Farol Baixo”. O PL aprovado diz que ela somente se aplique aos casos de rodovias de pista simples e exige que os veículos novos sejam fabricados com luzes de rodagem diurna.


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