Tecnologia

Como digitalizar a sua empresa?

Além do mais, no contexto da pandemia causada pelo Coronavírus, a digitalização já não é mais uma alternativa e se consolidou como uma obrigação
21/09/2020 - 19h:03min - Fonte: Biquara Contents

Poder contar um site e um serviço de web host é importante, porém hoje em dia, em que o consumo e o consumidor estão cada vez mais digitais, é fundamental pensar além de só ter um site. A solução é a digitalização. 

A internet dita os rumos do consumo e a prova disso está no fato de que a presença online é vital para qualquer empresa que pretenda se manter relevante para o seu público de consumidores. 

Além do mais, no contexto da pandemia causada pelo Coronavírus, em que pequenos e grandes negócios “se viram nos trinta” para sobreviver, a digitalização já não é mais uma alternativa e se consolidou como uma obrigação. 

Digitalizar se tornou a solução para consolidar um negócio, tanto na parte de atendimento quanto na realização das atividades. Para você saber o que é necessário para digitalizar a sua empresa, confira os tópicos que iremos abordar:          

  •  Dicas para digitalizar a sua empresa
               
  • Ferramentas para digitalizar o seu negócio
               
  • A Inteligência Artificial e a transformação digital

 

Dicas para digitalizar a sua empresa 

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Se você tem um site, um bom plano de web host e um registro de domínio, parabéns! Você já deu um passo importante para digitalizar o seu negócio. Porém, é preciso pensar em outros detalhes que são fundamentais. 

A transformação digital consiste na utilização da tecnologia para otimizar todas as atividades da empresa, que vão desde o controle financeiro, a elaboração das estratégias marketing até o atendimento aos clientes. 

Por se tratar de um processo que envolve todos os setores do empreendimento, a digitalização também necessita de uma mudança cultural no negócio. 

Por isso, treinamentos, reuniões e conversas devem ser realizados para mostrar aos colaboradores como funcionam os novos procedimentos. Para saber como digitalizar a sua empresa dê uma olhada nas dicas a seguir.

 

A mudança é de dentro para fora 

Para promover a tão chamada transformação digital, é preciso incorporar novos procedimentos e modelos de trabalho para que os próprios colaboradores se adaptem diante das mudanças. 

Um exemplo disso foi a adoção do Home Office por parte de alguns negócios. A solução para eles foi abraçar o trabalho à distância para driblar as adversidades causadas durante a pandemia. 

Para isso ocorrer de maneira segura e organizada foi necessário adotar uma nova cultura de trabalho, baseada no compartilhamento online e no comprometimento dos trabalhadores para manter o nível da produtividade. 

Portanto, quando se fala em transformação digital, é necessário, promover treinamento para que as equipes adquiram o conhecimento básico e um olhar voltado para as características digitais. Esse treinamento deve ser constante.

 

Procure inovar os processos 

A digitalização preza muito pela inovação. Posto isso, veja quais procedimentos internos do seu negócio poderão ser beneficiados com a automação de processos. 

Sabe aquela frase clássica dos filósofos gregos que diz “conhece-te a ti mesmo”? Pois então, na hora de promover mudanças no seu negócio, ela pode ser adaptada para “conhece-te a ti mesmo e também o teu negócio”. 

Isso porque é importante ter um olhar atento para o empreendimento, analisando com atenção todas as áreas, desde a gestão, passando pelo marketing até o pós-venda. Isso vai ajudar muito a saber quais ferramentas digitais você poderá usar, o que deve mudar nos processos.

 

Leve em conta a análise de dados

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O grande volume de dados, os famosos Big Data, é o ouro da era digital. Os Big Data são gerados a cada instante, todos os dias nesse imenso universo chamado internet. E eles são vitais para o bom rendimento das empresas em geral. 

O que é dito e publicado nas redes sociais e nos mais variados canais online são dados, são informações. 

Sendo assim, quando uma empresa consegue coletar, cruzar e analisar tais dados, está apta a compreender melhor os seus clientes e oferecer bons produtos e serviços. 

Hoje em dia a análise de Big Data é tão importante que até existem profissionais especializados apenas nessa atividade. 

Não por acaso, tais profissionais, os cientistas de dados, poderão ganhar várias oportunidades em empresas que querem digitalizar os seus processos.

 

Melhore a experiência do usuário

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Para digitalizar o seu negócio, procure ver as coisas com o olhar digital do consumidor. Desse modo, você vai conseguir proporcionar uma boa experiência do usuário nos seus canais online, seja ele o seu site, blog e muitos outros. 

Além disso, ao adotar essa visão do consumidor, você também terá condições de encontrar maneiras para atender cada vez melhor o seu público. 

Hoje em dia, por exemplo, há aqueles clientes que dão preferência pelo atendimento feito WhatsApp. Sendo assim, é uma boa alternativa utilizar o WhatsApp Business

Posto isso, é importante ficar com os olhos bem abertos diante das tecnologias que estão aí para facilitar o dia a dia do seu cliente.

 

Entenda que a digitalização deve ser um processo constante

Estamos falando de tecnologia e a tecnologia é algo que está sempre mudando. E, convenhamos, de uns tempos para cá surgem novidades tecnológicas praticamente na velocidade luz. 

Sendo assim, o gestor deve ter em mente que a digitalização não é um processo com início meio e fim. Na verdade, é um trabalho que deve ser realizado constantemente, sempre com planejamento e de olho no que as novas tecnologias têm a oferecer.

 

Ferramentas para digitalizar o seu negócio 

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Experimente construir uma casa sem poder contar com boas ferramentas. Não há possibilidade nem para erguer uma parede. O mesmo vale para digitalizar a sua empresa, pois sem as ferramentas digitais adequadas você vai empacar. 

Entretanto, é interessante salientar que para os diferentes processos utilizados no seu negócio, é possível contar com uma ampla alternativa de ferramentas de digitalização. 

Seja para a realização de Home Office ou não, o fato é que não faltam softwares que permitem o compartilhamento de arquivos, sejam eles vídeos, fotos, textos e planilhas. 

Tais ferramentas, baseadas na Computação em Nuvem, também permitem o armazenamento de conteúdo. Vamos ver as mais conhecidas?

 

Trello 

É uma ferramenta gratuita, intuitiva e com várias funcionalidades. Ele permite organizar e distribuir as tarefas entre a equipe de trabalho. Apesar de ser grátis, vale a pena abrir a carteira e optar pela versão premium, que conta com mais recursos. 

O Trello possibilita a organização de trabalho por meio de formatos variados, tais como listas, cartões e quadros.

 

Asana 

Essa ferramenta digital conta com características semelhantes como as do Trello, facilitando também a distribuição de tarefas entre os colaboradores. Ela permite várias ações que auxiliam na gestão do trabalho, como integração com e-mail e a criação de grupos internos. 

Também possui versão web e pode ser utilizada em dispositivos Android e iOs.

 

Google Drive 

Se você tem uma conta no Gmail (e é bem provável que tenha) então você tem todas as condições de utilizar essa ferramentas gratuita do Google. Basta procurar entre as várias funcionalidades que o Google disponibiliza. 

O Drive auxilia na criação, armazenamento e compartilhamento de qualquer tipo de arquivo útil para a sua empresa. Entre eles estão gráficos, slides, planilhas, textos e também arquivos de áudio e vídeo. 

A ferramenta é grátis, mas para quem quer, ou precisar de mais capacidade e recursos, é possível obter uma versão premium.

 

Zoom Meetings 

Na era digital, até as reuniões podem ser online, não é mesmo? É aí que entra uma ferramenta como o Zoom, que permite a criação de salas de reunião em videoconferência. 

Ela é intuitiva e permite criar salas com vários participantes, ideal para a sua empresa, por exemplo, organizar um webinar, que nada mais é do que a versão virtual para um seminário.

 

Organizze 

O setor das finanças não pode ficar para trás quando o assunto é digitalizar a sua empresa. Por isso, o Organizze é uma das opções de software capaz de auxiliar a gestão nessa área. 

A ferramenta é um gerenciador financeiro muito eficiente que pode ser utilizado em dispositivos iOS e Android. Também pode ser instalado no seu desktop. 

Algumas das funcionalidades que vale destacar são a capacidade de gerar relatórios sobre as suas finanças, facilitando analisar os gastos, os ganhos e as contas a serem pagas. 

Se você quiser obter alguns recursos a mais para agilizar o seu gerenciamento, pode optar pela versão paga do Organizze.

 

Conta Azul

Se você tem um pequeno ou médio negócio e quer um meio digitalizado e rápido de gerenciar as finanças dele, a opção pode ser o Conta Azul. 

Ele permite que você tenha uma visão geral da saída de produtos, do estoque, bem como possibilita a emissão de nota fiscal eletrônica.

 

Granatum Controle Financeiro 

Está aí outra boa ferramenta de gestão para ter controle geral das finanças dos seus negócios, emissão de recibos, elaboração de metas e uma visão ampla do fluxo de caixa. Tudo isso por meio de relatórios precisos. Ele também permite a integração com e-commerce.

 

Hootsuite 

Colocar o seu negócio nas redes sociais é o básico para garantir uma boa presença online. Na era do “estou na web, logo existo”, é importante adotar recursos digitais para otimizar a sua atuação nas redes.

O Hootsuite é uma ferramenta que possibilita que o gestor administre mais de um perfil em diferentes redes sociais. 

Algumas das funções que mais se destacam estão o encurtador de URL, a possibilidade de agendar mensagens conforme o horário mais adequado para o negócio e a integração com o Google Analytics.

 

Buffer 

Possibilita conectar um tipo de conta por rede social. Sendo assim, uma conta no Instagram, uma conta no Facebook e assim por diante. 

Ainda que possua um limite de programação de postagens para quase todas as redes sociais, ele permite o rastreamento do desempenho do seu conteúdo. Além disso, o Buffer pode ser usado em dispositivos baseados nos sistemas operacionais iOS e Android.

 

AgoraPulse 

É uma ferramenta muito boa para equipes gerenciar as redes sociais do negócio. Além de agendar postagens, ela possibilita publicar em mais de um canal, filtrar spams e mais uma série de funcionalidades.

 

A Inteligência Artificial e a transformação digital 

Se hoje podemos falar em ferramentas que possibilitam a digitalização da sua empresa, podemos colocar um pouco disso na conta da Inteligência Artificial. Ela está cada vez mais presente no dia a dia dos consumidores e também das empresas. 

Sabe quando a Netflix sugere um filme ou série para você? Pois então, isso é um indício de que os algoritmos “aprenderam” quais são os seus gostos em relação a entretenimento. 

O fato é que a IA estabeleceu, por meio de softwares específicos, a possibilidade de promover um melhor controle dos processos produtivos. Isso vale tanto para o setor industrial para o gerenciamento de uma equipe entre as quatro paredes de um escritório.

 

Exemplos de aplicações da IA nos negócios 

Por isso, a transformação digital de um negócio passa muito pelas possibilidades oferecidas pela Inteligência Artificial.

 

Avaliar o grau de satisfação dos funcionários 

A rotatividade constante dos integrantes de uma empresa é um empecilho para aquele ingrediente fundamental em qualquer negócio: a produtividade. Por isso, soluções digitais envolvendo Inteligência Artificial podem evitar esse problema. 

Isso pode ser realizado por meio de análises, acompanhamento dos colaboradores e análise de dados, auxiliando o setor do RH a tomar as decisões adequadas.

 

Antecipar demandas 

A IA possibilita, por meio do “Aprendizado de máquina”, prever demandas do mercado. Isso é feito graças a modelos matemáticos. 

Com isso, se torna mais fácil ficar a metros de vantagem na frente dos concorrentes e também compreender melhor as demandas do seu público-alvo.

 

Atendimento qualificado 

A Inteligência Artificial pode utilizar ferramentas conhecidas como chatbots. Isso é vantajoso especialmente para assegurar atendimento constante em um e-commerce, por exemplo.

 

A digitalização é o caminho para a evolução da sua empresa 

Obter um serviço de web host e comprar um domínio para o seu site é importante, mas a digitalização não é apenas isso. Por meio dela, empresas poderão otimizar estratégias para se manterem relevantes no mercado. 

No entanto, empresas que fecham os olhos para essa adaptação estão a passos largos rumando para a obsolescência. Portanto, mais do que nunca, invista na digitalização do seu negócio.

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