Economia

Dia do Contador - 22 de setembro: A importância da contabilidade para empreendedores digitais

A organização contábil proposta por uma empresa especializada pode ajudar influencers e empreendedores do meio digital
21/09/2020 - 15h:32min - Fonte: Com informações de InfoMoney, Calendarr, Vers Contabilidade e Agilize

Independente da crise pela qual passa o país, o profissional de contabilidade parece não ter sua estrutura abalada como outros profissionais do mercado. Isso porque não tem como escapar dos tributos, que chegam e pegam todos, principalmente as empresas, sejam elas físicas ou digitais. 

Dia do Contador é comemorado em 22 de setembro no Brasil. A data é uma homenagem ao profissional que estuda e avalia as atividades financeiras de uma empresa, ou seja, o chamado “Contador”. É esse profissional que tem ao seu cargo as questões tributárias e patrimoniais da empresa, e passa o seu dia a dia envolvido em planilhas, calculadoras e muitos cálculos.

 

Qual a diferença entre contador e contabilista?

Muitas pessoas não sabem mas existe uma grande diferença entre o Contador e o Contabilista. Contador é o profissional que possui curso superior em Ciências Contáveis, enquanto que o Contabilista tem curso profissionalizante ou técnico em Contabilidade.

Ambos os profissionais têm que estar registrados no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do seu território (Estado) de atuação.

 

Qual a origem do Dia do Contador?

O Dia do Contador se comemora nesta data em homenagem à criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil. O Decreto de Lei nº 7.988, de 22 de setembro de 1945, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas, regulamenta e torna oficial a criação do primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis, na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Antes, havia dois cursos técnicos: o de Contabilidade e o de Contador, mas nenhum com validade de ensino superior. O documento assinado por Vargas determinou a criação de um curso com duração de quatro anos e seguindo regime anual. Do primeiro ao terceiro ano, o aluno deveria cursar cinco disciplinas. No último ano de estudo, eram ministradas seis disciplinas.

 

Qual a importância do Contador para empresas focadas no digital?

Caso esteja no mundo empreendedorismo, você já deve ter percebido que a dinâmica dos empreendimentos digitais é completamente diferente daqueles que possuem local físico. As diferenças vão desde horário de funcionamento (já que na internet uma empresa está online 24 horas por dia, 7 dias na semana), até o atendimento, já que na internet não há um vendedor de prontidão, e por isso existem cuidados a serem tomados para que o cliente se sinta devidamente acolhido.  

E como não poderia deixar de ser, tudo o que está relacionado à saúde financeira da empresa digital também demanda de um trabalho diferente. Sendo assim, surgiram empresas que oferecem serviços voltados exclusivamente para a contabilidade para o mercado digital, que visam atender justamente as necessidades desse público.  

A primeira grande vantagem que podemos destacar quando o assunto é contabilidade para o mercado digital é a segurança que você vai adquirir, pois não correrá mais o risco de atrasar pagamentos, pagar multas ou ter a sua imagem prejudicada de alguma maneira.  

A organização contábil proposta por uma empresa especializada vai te ajudar muito nesse quesito.  

E não podemos esquecer-nos do fator “profissionalismo”. Quando você se organiza internamente, consegue passar mais segurança e impõe respeito às pessoas ao seu redor, certo? O mesmo acontece com o seu empreendimento digital.  

A partir do momento que você adquire um controle de sua contabilidade, automaticamente isso será expresso como profissionalismo para os concorrentes e os clientes. De fora, as pessoas enxergarão a sua empresa com muito mais respeito. 

 

Um influencer digital precisa ter um contador?

Você tem noção sobre o real impacto que a contabilidade trará para o seu negócio e o quanto o mesmo será positivo? Se almeja fazer parte do grupo de Youtubers famosos, bloggers de moda, de viagem, entender como se tornar influenciador digital ou qualquer outra função ligada a essa nova área do empreendedorismo, você precisa, mais do que imagina, de um contador.

Se você já possui um público cativo ou se está no começo do seu empreendimento digital e deseja obter longevidade, consistência e crescimento contínuo para o mesmo, precisa estar atento às condições impostas pelas Leis que delimitam e norteiam à sua atividade. Isso será imprescindível para alcançar o sucesso almejado.

Alguns dos principais pontos que você deverá atentar-se e manter os documentos necessários em dia para que possa usufruir de um dos principais benefícios que a Contabilidade trará para o seu Negócio Digital, à curto prazo, são:

  • Pagamento de Impostos;
  • Burocracia necessária para Redução de Tributos;
  • Criação de Pessoa Jurídica;
  • Notas Fiscais;
  • Conhecer os parâmetros pré-estabelecidos pela Receita Federal.

Esses são apenas alguns dos principais pontos que necessitam de observação para que hajam benefícios contábeis. Ao seguir as Leis e dispor de um bom Serviço de Contabilidade Online, deverá atentar-se: evitar pagamento de juros e multas por atraso de tributos e a organização do seu empreendimento digital por meio de um bom Planejamento Tributário.

Então, se você é YoutuberBlogger ou quer saber como se tornar influenciador digital, etc, do jeito certo, sem dor de cabeça ao longo da criação do seu empreendimento digital, não deixe de seguir as orientações.

 

O que é contabilidade digital?

Modelo que incorpora tecnologias na rotina de trabalho do contador e permite a integração com clientes e fornecedores. Em outras palavras, a contabilidade digital fomenta o aumento de produtividade e de segurança no dia a dia contábil da gestão.

Nessas horas, a internet tem um papel fundamental. A web facilita o compartilhamento de documentos, informações e até mesmo a realização de videoconferências. Também chamada de contabilidade 2.0, ela é uma oportunidade para reduzir erros e despesas.

deixe seu comentário