Últimas Notícias

Dia do Gaúcho: orgulho em ser gaúcho e gaúcha é caracterizado no dia 20 de setembro em alusão à Revolução Farroupilha

O gaúcho quando viaja deixa as expressões gauchescas pelos lugares; o modo de falar, fala muito do jeito do povo, como 'peleia', ‘bueno’, 'barbaridade', 'guri', ‘tchê’, ‘bah’
20/09/2020 - 11h:09min - Fonte:

Quem nunca ouviu a expressão ‘Orgulho em ser gaúcho’? E essa frase é muito verdadeira. A maior porcentagem dos gaúchos tem muito orgulho da sua origem e quando viajam a frase é sempre essa, salientando o orgulho pela terra natal.

Neste dia 20 de setembro, feriado no Rio Grande do Sul, é celebrado o Dia do Gaúcho. A data comemora a grande Revolução Farroupilha, um marco na história do Rio grande do Sul. A guerra aconteceu durante 10 anos, entre 1835 a 1845, que tratava entre o Estado e o Império Brasileiro motiva pela economia, pelo preço do charge e injustiças sociais.

A história do RS é intensa e bem longa. Mas quando se fala em ‘Gaúcho’ e ‘Gaúcha’ são de algumas características que as pessoas lembram. Os gaúchos e as gaúchas são consideradas pessoas muito bonitas, amam churrasco, chimarrão, rodeios, invernadas, danças entre outras tradições gauchescas.

No RS há uma grande diversificação de atividades. Além disso, é considerado um estado com uma culinária espetacular. Comidas diferentes, bem preparadas e com aquele tempero especial. 

Expressões gauchesca

O gaúcho quando viaja deixa seu dicionário diferenciado nos lugares. Algumas palavras culturais, como modo de falar, além de engraçadas falam muito do jeito do povo. Você sabe o que significa 'peleia', ‘bueno’, 'barbaridade', 'guri', ‘tchê’, ‘bah’?

Então bora conferir:

Por Jornal do Brasil

"BAH" : interjeição que vale para quase TUDO! É, claro, dependendo da entonação, pode ser usado como: surpresa, rejeição, raiva, medo, alegria, aprovação e até admiração! 

"BARBARIDADE": designa admiração, espanto, surpresa, estupefação! 

"TCHÊ": é uma interjeição exclamativa para chamar a atenção de alguém. Tem quem acredite que “tchê” significa “cara”, mas é muito mais intenso que isso: “tchê” significa “bah, cara!”.

"TRI": uma versão minimalista, adaptada pela geração Y, do antigo “tri legal”, que caiu em desuso nos anos 1990;

"CAPAZ: significa imagina. Na prática, o  exclamativo “capaz!” significa “não precisa” ou “não se preocupe“. Enquanto isso, dizer “bem capaz” significa “não” e dizer “capaz que não” significa “sim“. Entendeu?

"SE ARRIAR": significa tirar sarro, fazer graça

"PELEIA": significa briga, disputa

"GURI": menino, garoto

"GURIA': menino, menina 

deixe seu comentário