Variedades

Mulher solteira e patroa: Google muda significado das palavras após Anitta e Luísa Sonza demostrarem indignação nas redes sociais

As palavras mulher solteira e patroa apareciam no Google com um significado ofensivo, sendo designado para as mulheres; entenda
18/09/2020 - 09h:07min - Fonte: Com informações de Correio Braziliense e JP

Nesses últimos dias, um assunto polêmico envolveu o Google, em relação ao significado de duas palavras na plataforma. As palavras mulher solteira e patroa apareciam no Google com um significado ofensivo, sendo designado para as mulheres.

Tudo aconteceu quando as cantoras Anitta e Luísa Sonza compartilharam os significados das palavras nas redes sociais e demostraram a indignação com a descrição apresentada pela plataforma. Após o compartilhamento das cantoras, nesta quinta-feira (17), o Google alterou o significado e informou que o responsável pelos significados apresentados no Google, é o dicionário Oxford Languages. Ele fornece o conteúdo para a plataforma de busca.

"Adotamos uma série de mudanças para deixar as definições ainda mais claras e úteis para os usuários. No caso do termo 'patroa', a definição não estava mais refletindo o uso contemporâneo pelos falantes de português do Brasil, e, por isso, este verbete foi atualizado. No caso de 'mulher solteira', a pesquisa mostrou que a definição exibida ainda reflete o uso da expressão em algumas regiões do país, mas percebemos que essa forma de apresentar poderia levar a uma compreensão equivocada, e, por isso, foi retirada. Essas mudanças estão agora refletidas nos resultados das buscas do Google", disse a Oxford Languages.

Nesta quinta-feira (17), as definições foram atualizadas e já estão disponíveis na plataforma. Agora, ao pesquisar mulher solteira não aprece nenhum resultado ainda. No resultado de busca, aparece as notícias referentes à Luísa Sonza reivindicando sobre o significado anterior. 

Já no resultado de busca de patroa, a palavra foi atualizada para feminina, pois antes aparecia sendo referenciado no masculino. Agora o significado é: proprietária ou chefe de um estabelecimento privado comercial, industrial, agrícola ou de serviços, em relação aos seus subordinados; empregadora.

"A Oxford Languages, nossa parceira que trabalha com uma das editoras mais tradicionais de dicionários do Brasil, determinou que ambas definições não refletem mais o uso moderno da língua portuguesa falada pelos brasileiros e não são usadas o suficiente para serem incluídas nos resultados de significados", informou a assessoria de imprensa do Google Brasil.

 

Entenda o caso

Tudo começou quando as duas cantoras, Anitta e Luísa Sonza, tomaram conhecimento sobre os significados das palavras no dicionário do Google e divulgaram nas suas redes sociais a opinião sobre. A indignação rivalizou nas redes sociais, quando muitas mulheres divulgaram também nas suas plataformas prints mostrando a descrição que aparecia. 

 

Mulher solteira

Ao pesquisar mulher solteira no Google, anteriormente, aparecia o significado – Meretriz, cortesã, piranha, prostituta.

A cantora Luísa Sonza identificou esse significado no Google e divulgou nas suas redes sociais a sua indignação com a situação. Luísa colocou nos stories do seu Instagram, um print com o significado do Google.

mulher-solteira-google

 

 

 

Patroa

Quando as pessoas pesquisavam patroa no Google, estava aparecendo o significado – a mulher do patrão, dona de casa.

Indignada com a definição apresentada pelo Google, a cantora Anitta foi mais afundo com a divulgação. Ela fez um vídeo xingando a plataforma e não entendo o motivo pelo preconceito e machismo com as mulheres. Ela salientou ainda sobre a música patroa que é um dos hits da carreira dela. 

 

Confira o vídeo que a Anitta divulgou nas redes sociais 


deixe seu comentário