Eleições 2020

Eleições 2020: Prazo para partidos definirem candidatos às eleições termina nesta quarta

Tribunal Superior Eleitoral espera receber mais de 700 mil registros de candidaturas no pleito deste ano; segundo turno acontece apenas nas cidades que têm acima de 200 mil pessoas
16/09/2020 - 10h:07min - Fonte: Com informações TSE

Nesta quarta-feira (16), termina o prazo para os partidos realizarem as convenções internas para escolherem os candidatos que vão disputar as eleições 2020. A informação foi divulgada pelo Tribunal Superior (TSE). As eleições, que acontece no mês de novembro, são para cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. 

De acordo com a Justiça Eleitoral, a estimativa é de receber mais de 700 mil registros de candidaturas no pleito deste ano. O prazo tinha que ser encerrado em agosto, mas devido a pandemia da Covid-19, o período das convenções foi prorrogado por 42 dias, tendo em vista que as datas do calendário eleitoral foram reformuladas. Todos os prazos das eleições são previstos na Lei das Eleições. 

Vale ressaltar que o primeiro turno das eleições 2020 foi adiado, pelo Congresso. A disputa iria acontecer no dia 4 de outubro. A nova data é no dia 15 de novembro. O segundo turno seria realizado no dia 25 de outubro, mas vai ocorrer no dia 29 de novembro. 

O segundo turno acontece apenas nas cidades que têm acima de 200 mil pessoas. No Rio Grande do Sul, apenas cinco cidades terão o segundo turno - Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Caxias e Gravataí. 

O registro dos candidatos escolhidos pelas legendas deverá ser feito até 26 de setembro na Justiça Eleitoral dos estados. A íntegra do calendário eleitoral pode ser acessada no site do TSE.

Cuidados com a saúde

Devido a pandemia do novo vírus, as eleições 2020 terão protocolos de saúde diferentes. O TSE definiu o protocolo sanitário, com medidas de prevenção para os eleitores e também os mesários que vão trabalhar.

Eleitores e mesários que estiverem com sintomas da covid-19 não devem comparecer ao local de votação. Posteriormente, a ausência poderá ser justificada na Justiça Eleitoral. Cartazes ilustrativos com o passo a passo da votação serão divulgados nas seções eleitorais para orientar os eleitores.

Os eleitores deverão seguir algumas regras:

- Só poderão entrar nos locais de votação, se estiverem usando máscara;

- Deverão higienizar as mãos – com álcool em gel - ao entrar e ao sair do local;

- Nas filas, os eleitores devem respeitar a distância de 1 metro entre as pessoas;

- Recomenda-se que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

deixe seu comentário