Tecnologia

WhatsApp não irá funcionar sem conexão com a internet; entenda o falso rumor

Em nova atualização, o app deverá permitir que você use a versão desktop do app sem ficar com o smartphone conectado à web o tempo todo
10/09/2020 - 12h:11min - Fonte: Com informações de WABetaInfo e TecMundo

Um rumor divulgado pelo site WABetaInfo iniciou uma onda de rumores que foram mal interpretados e reproduzidos de forma enganosa pelas redes sociais e até mesmo por alguns veículos de comunicação. A notícia afirmava que o WhatsApp, aplicativo de troca de mensagens mais popular do ocidente, passaria a funcionar sem conexão com a internet.

O rumor, naturalmente, é falso. E nem sequer é uma novidade. Eventualmente, o aplicativo deverá permitir que usuários utilizem a versão desktop (WhatsApp Web) sem ficar com o smartphone conectado à rede de internet. Atualmente, os usuários do WhatsApp Web podem notar que ao sair da rede Wi-Fi, o aplicativo perde a sincronia entre PC e o smartphone.

Leia também: Golpe repassado por WhatsApp promete pagamento de fundo previdenciário 

De acordo com o portal TecMundo, o app da versão PUW funcionaria mesmo que seu celular estivesse sem uma conexão à internet móvel ou WiFi ou mesmo estivesse completamente desligado devido à falta de carga na bateria. Ainda de acordo com o portal, o recurso não estaria disponível para o aplicativo instalado através do executável baixado em seu site oficial, muito menos para a versão web, que é usada no navegador.

Dessa forma, as mensagens trocadas ficariam salvas no PC e seriam sincronizadas com o app do smartphone assim que o dispositivo se conectasse à internet novamente. 

Leia também: Uso excessivo do celular pode causar dores e inflamação dos dedos polegares 

Outros dois recursos que "devem" chegar ao WhatsApp dizem respeito à utilização da mesma conta em vários dispositivos ao mesmo tempo. No primeiro caso, uma versão do app para iPad (que também é um rumor do site e ainda não foi lançado), permitiria que a mesma conta do mensageiro fosse utilizada sem que o app do iPhone precisasse ser desinstalado. No segundo caso, a mesma conta poderia ser utilizada em vários dispositivos com o mesmo sistema operacional, por exemplo: vários iPhones ou vários smartphones Android.

De acordo com o WABetaInfo, a implementação desses recursos ainda criaria a necessidade de uma atualização no sistema de encriptação da plataforma, uma vez que utilizar a mesma conta em vários dispositivos poderia impactar na segurança do aplicativo.

Por enquanto, o WhatsApp não confirmou nenhuma das informações.

deixe seu comentário