Tecnologia

PlayStation 5 não rodará jogos de PS3, PS2 e PS1 e terá retrocompatibilidade limitada ao PS4

Jogos do PlayStation 3, PlayStation 2 e PlayStation estão fora da lista de jogos que irão 'rodar' no novo console da Sony
Por: Elias Bielaski | Publicado: 31/08/2020 às 00:00 | Alterado: 22/04/2021 às 11:06 | Fonte: Com informações de The Enemy e EuroGamer
PlayStation 5, o novo console da Sony, junto aos principais acessórios. Foto: Sony
PlayStation 5, o novo console da Sony, junto aos principais acessórios. Foto: Sony

A desenvolvedora e publicadora francesa Ubisoft indicou que o novo console da Sony, o PlayStation 5 (PS5) não terá retrocompatibilidade com os três primeiros consoles da linha, com função limitada apenas ao PlayStation 4, seu antecessor direto. Segundo o portal The Enemy, as limitações já haviam sido sugeridas pela própria Sony em uma apresentação técnica em março, realizada por de Mark Cerny, arquiteto de sistemas da Sony, em que apenas o suporte a "quase todos" os 100 títulos mais jogados de PlayStation 4 no PlayStation 5 foi confirmado – sem qualquer comentário adicional sobre jogos de gerações anteriores.

"Como parte do seu processo de upgrade para a próxima geração, a PlayStation oferece um número de funcionalidades desenhadas para te ajudar a transitar da Ps4 para a PS5" disse a Ubisoft. "Os jogadores PS4 serão capazes de se juntar aos jogos multijogador com jogadores na PS5", completou.

"A retro-compatibilidade estará disponíveis em jogos PS4 suportados, mas não será possível para jogos PS3, PS2 ou PS1", finalizou.

Até o momento, não era totalmente claro se as gerações do PlayStation 3, PlayStation 2 e PlayStation haviam sido omitidas da apresentação ou se simplesmente não estavam contempladas na retrocompatibilidade do PlayStation 5.

Através de uma nova página de suporte sobre o tema, a questão acabou esclarecida pela Ubisoft Austrália, que detalhou alguns pontos sobre como o recurso funcionará no novo console da Sony – o mais importante sendo o reforço de que isso se limita aos jogos do PlayStation 4.

Há, no entanto, uma boa notícia: segundo a postagem da Ubisoft, a retrocompatibilidade também é válida para o crossplay entre jogadores do console atual e jogadores do PlayStation 5, o que significa que bases de jogadores não serão separadas em títulos multiplayer com a chegada do novo dispositivo.

 

Rumores sobre o preço

Novos rumores lançados no final dessa semana apontam com maior precisão a possível data de lançamento dos novos consoles da nona geração de videogames. Segundo portais especializados, tanto o PlayStation 5 quanto o Xbox Series X serão lançados em novembro de 2020.

O primeiro a ser lançado seria o console da Microsoft. O Xbox Series X deve ser lançado na primeira semana do mês, mais precisamente no dia 6. Já o console da Sony chega ao mercado entre a segunda e a terceira semana do mês, entre os dias 13 e 20 de novembro.

As informações são do portal Video Games Chronicles (VGC), que ainda afirmou que a estratégia da Sony é 'deixar' que o rival faça seu lançamento antes. O motivo? Isto ainda é um mistério. Mas a probabilidade é que a empresa japonesa possa trazer um preço menor, caso a vendagem do rival apresente bons números, ou igual/maior caso o console da Microsoft não seja bem aceito.

De acordo com o VGC, tanto a PlayStation quanto a Microsoft estão de olho na pandemia de Covid-19, pois isso influenciará como e quando eles lançarão seus produtos. Se houver outro pico de casos, isso pode não apenas afetar a capacidade das lojas físicas de vender seus consoles, mas também pode atrapalhar o envio de varejistas online.

“É por isso que estamos esperando tanto para ouvir sobre os pré-pedidos e a linha de software... as empresas estão esperando até que possam ter o máximo de certeza sobre o que podem oferecer aos consumidores”, desse Christopher Dring, chefe de jogos B2B da Gamer Network, em entrevista ao portal de games VGC“É um momento complicado, e você normalmente faria uma aposta forte no PS5 chegando em algum lugar no meio de novembro. Mas as coisas podem mudar muito rapidamente”, destacou.

VÍDEO: Ratchet & Clank: Rift Apart tem nova gameplay divulgada pela Sony 

Ele ainda complementou:“O ideal é lançar antes do final de novembro, caso queira capitalizar na janela de vendas de Natal, já que lançar seu produto antes do último dia de pagamento do ano é uma mudança importante. Na verdade, depois da Black Friday, o maior dia de vendas do ano para o varejo online tende a ser a Cyber ​​Monday, que geralmente é a primeira segunda-feira de dezembro.”

Clique aqui e leia a matéria completa.

deixe seu comentário