Região

ALERTA: Rio Grande do Sul pode ter tempestade de granizo e muita chuva nas próximas horas

Forte instabilidade no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul nas próximas horas com risco de temporais isolados
28/08/2020 - 16h:41min - Fonte: MetSul Meteorologia

Na tarde desta sexta-feira (28), a MetSul Meteorologia emitiu nota alertando para a possibilidade de tempestade de granizo e chuva em grande quantidade nas próximas horas. Segundo a MetSul, temporais isolados de granizo podem ser registrados com tamanhos variados.

"A MetSul Meteorologia adverte para forte instabilidade no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul nas próximas horas com risco de temporais isolados principalmente de granizo que pode ter variado tamanho. O Sul gaúcho ainda deve estar alerta para a probabilidade de volumes muito altos de chuva na soma deste fim de agosto e do começo de setembro com possibilidade de marcas muito altas de precipitação."

  

Nas últimas horas, temporais de granizo atingiram o Uruguai e em algumas localidades as pedras tiveram grande tamanho. Com uma massa de ar muito quente sobre o Rio Grande do Sul e que elevou a temperatura a 35,6ºC nesta quinta no Noroeste gaúcho, a mais alta máxima em Santa Rosa desde março, o risco de tempestades de granizo e com pedras de maior diâmetro cresce.

Modelos indicam que o risco de granizo se estenderia ao Centro do Estado, de Santa Maria até Porto Alegre, por exemplo, no decorrer da sexta-feira e que a possibilidade de granizo voltaria a aumentar no sábado no Uruguai e no Oeste e Sul gaúcho.

O alerta da MetSul também é de chuva volumosa na parte Sul do Rio Grande do Sul neste fim de agosto e no começo de setembro com acumulados muito significativos que podem atingir 200 mm a 250 mm no período, ou isoladamente até mais, no Uruguai e no Extremo Sul gaúcho. Diversos modelos numéricos projetam chuva excessiva para a zona.

Na Metade Norte gaúcha, em Santa Catarina e no Paraná, os volumes de precipitação neste fim de agosto e no começo de setembro devem ser predominantemente baixos e em alguns locais é possível que sequer chova com a manutenção do tempo seco e quente que favorece queimadas.

Imagem

Granizo nesta tarde em São Gabriel. Foto: Valério Torres / MetSul Meteorologia

deixe seu comentário