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Dia Nacional da Educação Infantil: Confira os desafios e esperanças para a educação na primeira infância em tempos de Covid-19

Nesta terça-feira, 25 de agosto, é celebrado o Dia Nacional da Educação Infantil; conheça as dificuldades e descobertas no núcleo familiar durante este período


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 24/08/2020
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Nesta terça-feira, 25 de agosto, é celebrado o Dia Nacional da Educação Infantil. Esta data foi escolhida em homenagem à médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança que faleceu em 2010 em um terremoto no Haiti.  A  Lei nº 12.602, foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff no dia 3 de abril de  2012, com o objetivo de promover discussões e reflexões sobre a importância da  educação infantil como base de todo o processo educacional. 

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e consiste na educação de crianças de 0 a 6 anos. Seu objetivo é o desenvolvimento integral das crianças dessa faixa etária, estimulando através de atividades lúdicas, brincadeiras e jogos, aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

As instituições de educação infantil complementam a ação da família e da comunidade neste processo de desenvolvimento da criança. A educação infantil sempre foi um lugar de constante transformação e renovação. As equipes escolares trabalham no desenvolvido de projetos que sejam eficazes para garantir os direitos de aprendizagem de todos os alunos.Existe uma busca incessante para promover o desenvolvimento do potencial das crianças.

Com o fechamento de escolas, aulas e trabalhos remotos e todo o processo de distanciamento social que a pandemia de Covid-19 causou, muita coisa foi mudou. Todos os setores tentam lidar com o impacto do novo vírus, mas a educação é o único que segue sendo uma grande incógnita. Até hoje, ainda não se tem noção de quando as aulas poderão voltar a acontecer de forma presencial e essa é apenas uma das dúvidas que pais, educadores e gestores públicos contabilizam. 

Outra grande preocupação é referente ao impacto que essa “ausência”  pode resultar no desenvolvimento futuro das crianças. Além da preocupação com o “conteúdo perdido”, existem outros fatores que podem ser considerados um problema sério. 

O distanciamento social pode gerar dificuldades na primeira infância, que estão sujeitas a não serem percebidas ou serem ignoradas pelo núcleo familiar. De acordo com um estudo elaborado  Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), sobre “Repercussões da Pandemia de COVID-19 no Desenvolvimento Infantil”, dependência excessiva dos pais, falta de atenção, falta de apetite, preocupação, agitação, problemas de sono e pesadelos, são alguns dos problemas apontados pela pesquisa. 

Alguns destes problemas podem ter relação ao longo período que as crianças estão ficando em casa. Com isso, o estresse nos pequenos pode aumentar e resultar problemas mais sérios. De acordo com a projeção do Fundo de População das Nações Unidas, de abril de 2020, houve um acréscimo de 15 milhões de casos de violência doméstica contra mulheres , para cada três meses de pandemia. Os acontecimentos dentro de casa podem resultar no desconforto e desenvolvimento de estresse e até depressão nas crianças.

Confira algumas atividades para realizar com as crianças

Ainda não se sabe quais os impactos futuros do Covid, mas aguardamos ansiosos pela conclusão desta fase e retomada de uma rotina “normal”. Neste cenário, nem tudo são notícias ruins. Existem relatos de famílias que estão redescobrindo prazeres e sensações de estar mais próximo. Também há relatos de pais conhecendo as dificuldades e potencialidades dos filhos neste período. 

E essas “descobertas” não ficam restritas apenas aos filhos, as famílias estão percebendo o trabalho dos profissionais da educação. Estão conhecendo as dificuldades de ensinar e transmitir o conhecimento na hora de ajudar as crianças a desenvolverem as atividades. 

 

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Esperamos que na “era pós-covid”, sejamos impactados com os resultados positivos deste período e que possam ser infinitamente maiores que os negativos. Celebramos o Dia Nacional da Educação infantil, reconhecendo o brilhante trabalho de toda a equipe pedagógica e torcendo para que tudo passe logo. 

 


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