Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • globalway (1)
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (3)
  • cq-01
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (3)
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19

Neve no RS: Gaúchos registram neve e chuva congelada no Rio Grande do Sul

Um dos vídeos mais impressionantes mostram a ocorrência de neve na cidade de São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha; assista


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 20/08/2020 Atualizado 26/01/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Gaúchos de diversas cidades registraram chuva congelada e neve nesta quinta-feira (20). Um dos vídeos mais impressionantes (veja abaixo) mostram a ocorrência de neve na cidade de São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha. A cidade de Nova Petrópolis também teve registro de neve granular.

Segundo a MetSul, desde o começo da tarde, nuvens Cumulus estão se formando no Centro gaúcho, no Noroeste e Norte do Estado, e no Sul do Rio Grande do Sul. As ocorrências de neve ocorreram durante a tarde desta quinta-feira (20). Assista:

Em Gramado, o fenômeno ocorreu simultaneamente com chuva congelada. O fenômeno foi relatado nos municípios de São Francisco de Paula e Pinheiro Machado. Também houve chuva congelada em Nova Petrópolis. Moradores de ambas cidades relataram que a neve foi intercalada entre chuva e chuva congelada, e deve ter durado cerca de cinco minutos.

Clique aqui e veja mais vídeos.

A chuva congelada, ou sleet, é quando os flocos de neve descem das nuvens numa região que está fria e caem em um local quente. Com isso, a neve derrete dentro de uma gota, e logo passa por uma espessa área fria do ar. Isso causa um novo resfriamento, resultando em gotas de chuva congelada ou pequenos gelos granulares.

 A previsão é que as serras gaúcha e catarinense registrem queda de neve. Municípios como Cambará do Sul, Vacaria, São José dos Ausentes e Bom Jesus podem ser afetados. Na sexta-feira (21), todo o Rio Grande do Sul deve registrar as temperaturas mais baixas da semana, com mínimas entre 0°C e 2°C na maior parte do Estado.

 Clique aqui e confira a previsão do tempo.

Tiago Martins / Arquivo Pessoal

São Francisco de Paula. Foto: Tiago Martins / Arquivo Pessoal

Uma poderosa e atipicamente extensa massa de ar polar avança pela Argentina e começou a ingressar no território brasileiro a partir do Rio Grande do Sul. Esta incursão de ar polar, a mais forte de 2020 e uma das mais intensas dos últimos anos, será responsável por trazer resfriamento em extensa área do território nacional, especialmente no Sul, no Centro-Oeste, em parte do Sudeste e até em áreas do Norte do país em latitudes muito baixas.

Na quarta-feira (19), o ar frio vai afetar mais o Rio Grande do Sul, mas entre hoje, quinta-feira (20) e a sexta-feira (21) avançará muito rapidamente pelo interior do continente até chegar ao Norte do país.

A queda da temperatura entre amanhã e sexta será muito acentuada, sobretudo em regiões do Centro-Oeste, do Norte e do Sudeste do Brasil que experimentam hoje intenso calor, em alguns pontos acima dos 40ºC, como é o estado do Mato Grosso. Cuiabá sairá de 40ºC a 42ºC hoje para 9ºC a 11ºC de mínimas entre sexta e sábado. Uberlândia, no Triângulo Mineira, que hoje vai ter de 32ºC a 34ºC no fim de semana observará mínimas de 10ºC a 12ºC. A cidade de São Paulo que nesta quarta-feira pode ficar perto dos 30ºC terá mínimas entre 9ºC e 12ºC na maioria dos bairros na madrugada de sábado. 

Clique aqui e confira a previsão completa pela MetSul Meteorologia.

 

O período mais frio e as mínimas

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, o Paraná e o Sul do Mato Grosso do Sul devem experimentar o frio mais intenso desta onda polar. O período mais gelado compreenderá esta quinta, a sexta e o começo do sábado, antes de a temperatura começar uma trajetória de elevação. A MetSul projeta mínimas perto de 0ºC ou negativas na sexta e no sábado em grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de algumas áreas do Paraná, especialmente mais ao Oeste pelo tempo mais aberto.

Nas localidades de maior altitude do Rio Grande do Sul, nos Aparados da Serra, entre sexta e o sábado podem ser esperadas marcas mínimas tão baixas quanto -4ºC a -6ºC na região de São José dos Ausentes. Na Serra do Sudeste, marcas semelhantes podem ser observadas.

Por sua vez, a fronteira com o Uruguai pode ter mínimas de -1ºC a -3ºC na maioria dos municípios e talvez até de -3ºC a -5ºC em alguns pontos, como em baixadas de Livramento e Quaraí. Na cidade de Porto Alegre, mínimas de 2ºC a 4ºC nos bairros mais frios sexta e sábado, mas as mínimas vão ficar ao redor de 0ºC em parte da região metropolitana.

No estado de Santa Catarina, mínimas negativas entre sexta e sábado em grande número de municípios com prováveis registros de -5ºC a -7ºC em pontos do Planalto Sul Catarinense.

 

Tardes muito frias e máximas atipicamente baixas

A MetSul enfatiza que pela grande intensidade do ar polar não apenas as noites serão geladas. Vai fazer muito frio o dia todo e mesmo durante a tarde, mesmo nas localidades com sol, espera-se temperatura baixa sexta e sábado. Nos Aparados da Serra, em Santa Catarina e no Paraná, que terão nebulosidade e instabilidade, as máximas serão baixíssimas, principalmente na sexta. É possível que em pontos do Planalto Sul Catarinense sejam registradas máximas pouco acima de 0ºC e até negativas em algumas estações meteorológicas de maior altitude.

Em Porto Alegre e região, as máximas na quinta e na sexta serão baixas com 11ºC a 13ºC na quinta e 12ºC a 14ºC na sexta, conforme os bairros. Em Curitiba, o frio será enorme na sexta-feira e ainda com precipitação. A temperatura à tarde, segundo os mais variados dados, poderá ficar abaixo de 5ºC em diferentes pontos da capital paranaense na sexta e com precipitação.

Na cidade de São Paulo, as tardes de sexta e sábado serão as mais frias com máximas, no geral, entre 11ºC e 13ºC com chance até de marcas inferiores em pontos mais altos da região. No Sul do estado de São Paulo, o frio será muito atípico na tarde da sexta com marcas tão baixas como 6ºC a 8ºC, muito incomuns para a região no período da tarde.

 

Neve

A previsão de neve é difícil e desafiadora para a Meteorologia em todo o mundo, não raro com uma enorme complexidade, e é o caso neste episódio de frio. A possibilidade de nevar nesta onda de frio é consideravelmente alta nos estados do Sul do Brasil, mas a situação sinótica que deverá levar à ocorrência do fenômeno não segue os cenários típicos que trazem neve para o Sul do país como circulação de ciclone no oceano com ar polar continental, ou neve na retaguarda de uma frente fria ou neve na parte Sul de um sistema semi-estacionário.

Desta vez, uma área de baixa pressão segregada atuará em combinação com o ar polar sobre o Sul do Brasil, especialmente sobre o Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná. Modelos numéricos de computador, por suas equações, parametrizações, costumam ter dificuldade em prever neve com maior precisão neste tipo de cenário não apenas aqui como em outras partes do mundo, o que explica grandes oscilações nas projeções desde o começo desta semana e enormes diferenças de indicativos entre os variados modelos analisados.

Em 2013, nas duas grandes nevadas daquele ano, de julho e agosto, as projeções dos modelos se alteraram até poucas horas antes de começar a nevar e em algumas regiões nevou mais que projetavam e em outras menos, como é comum em projeções numéricas de precipitação.

As condições se tornam favoráveis para neve nesta quinta-feira, não se descartando que possa nevar em alguns pontos de maior altitude já entre a madrugada e de manhã, mas, especialmente, da tarde para a noite o cenário se torna mais propício ao fenômeno. As condições favoráveis seguiriam na sexta-feira e ainda no começo do sábado.

Na análise da MetSul, as regiões com maior probabilidade de nevar são os Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, em particular a região de São José dos Ausentes, os Planaltos Sul e Norte de Santa Catarina, o Meio-Oeste Catarinense e as áreas de maior altitude do Sul do estado do Paraná na região de Palmas a Guarapuava. Modelos, como o americano e o europeu, sugerem a possibilidade de acumulação.

Não se pode afastar que a neve alcance pontos da Serra Gaúcha e das elevações próximas ou até da Grande Florianópolis. Os modelos numéricos não indicam, mas existe uma possibilidade pequena do fenômeno ocorrer em locais do Norte e do Noroeste gaúcho, do Oeste catarinense, do Sudoeste paranaense e em áreas de maior altitude do Leste do Paraná.

 

Precipitação invernal

Foto de arquivo mostra São Paulo sob nuvens carregadas; próximos dias serão de chuva, frio e até neve em boa parte do país — Foto: Getty Images via BBC

Foto de arquivo mostra São Paulo sob nuvens carregadas; próximos dias serão de chuva, frio e até neve em boa parte do país — Foto: Getty Images via BBC

A área de baixa pressão trará instabilidade com ar muito gelado, o que pode gerar outros tipos de fenômenos de precipitação invernal. Um deles é a chamada chuva congelada que pode ocorrer em um maior número de locais na quinta, mesmo em pontos fora da região indicada como a de possibilidade de neve, havendo a presença de nuvens de maior desenvolvimento vertical. E, neste caso, o fenômeno pode se dar com temperatura mais alta e em locais de menor altitude.

Um risco nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil é que durante parte deste evento de frio se produza o que se chama de chuva congelante. Não se trata de uma precipitação sólida, e sim líquida como a chuva normal. Ela se precipita líquida e se congelada ao atingir superfícies que estão muito resfriadas. Como a temperatura atingirá valores negativos nos locais mais altos, existe o risco mesmo que pequeno deste tipo de fenômeno.

 

Geada

Espera-se geada entre esta quinta e o domingo em diversas áreas do Sul do Brasil. Nesta quinta, como grande parte da parte meridional do país terá nuvens e instabilidade, a chance de gear será maior no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul. Na sexta, a geada já se fará presente em grande parte do Rio Grande do Sul e do Oeste de Santa Catarina e do Paraná. Em um grande número de locais do Sul do Brasil a geada vai começar a se formar muito cedo, ainda no começo da noite, na sexta-feira, antecedendo um sábado que começará gélido e com muita geada.

O sábado será o dia com geada mais ampla no Sul do Brasil. Afetará grande parte da região e só em pontos com mais nuvens e instabilidade entre parte do Nordeste gaúcho, o Leste de Santa Catarina e do Paraná pode não gear, mas mesmo com nuvens devido ao frio intenso ainda pode ter o fenômeno em algumas localidades destas regiões. A massa de ar frio rapidamente começará a enfraquecer no fim de semana, elevando-se a temperatura. No domingo, porém, ainda se espera muito frio ao amanhecer com máximas agradáveis e em diversos locais acima dos 20ºC à tarde.

 

Vento 

Como a massa de ar será por demais gelada, é comum que chegue com vento moderado a forte que vai trazer sensação térmica com valores muito baixos, negativos em muitas localidades. No caso do Centro-Oeste, como muitas áreas não registram chuva por meses, o vento pode gerar tempestades de areia em pontos da região.


  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • globalway (1)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • cq-01
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (3)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (3)
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494