Últimas Notícias

URGENTE: Tornado atinge oeste de Santa Catarina e deixa rastro de destruição; veja fotos

Segundo a MetSul, tornados podem ter provocado os estragos em algumas cidades do Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina (SC)
14/08/2020 - 19h:04min - Fonte:

Violentos temporais provocaram destruição na tarde de hoje em municípios do Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina. Segundo a MetSul Meteorologia, foram atingidas cidades como Tangará, Água Doce, Lacerdópolis, Catanduvas e Ibicaré-SC. Os estragos são característicos para situações como tornado e/ou microexplosão, semelhante ao ocorrido em junho.

Leia também: AGORA: Defesa Civil visita áreas atingidas por tornado em SC

Os danos em Água Doce se concentraram principalmente na área central da cidade, inclusive com colapso de estruturas. Muitos estragos também no município catarinense de Tangará durante tempestade severa. Caminhões chegaram a ser virados.

A meteorologista Estael Sias destaca que imagens de radar mostravam intensas células de tempestade na região. “Foi um episódio severo e localizado de vento em que as hipóteses de tornado ou microexplosão são as mais prováveis para explicar os graves danos”, assinala a meteorologista da MetSul. 

A MetSul enfatiza que havia alerta de risco de tempo severo (leia) e que segue válido para as próximas horas. Na manhã deste sábado (15), a MetSul emitiu um novo alerta (leia abaixo).

Veja algumas das fotos registradas na região atingida:

Caminhão tombado em Tangará

Caminhão tombado em Tangará. Foto: Flávio Dell'Antonio

Numa das imagens de radar da hora da tempestade na cidade percebemos um forte nucleo de nuvens carregadas passando pela região. 

No ponto vermelho temos a cidade de Tangará

No ponto vermelho temos a cidade de Tangará. Foto: Radar Aeronáutica

Outras imagens que sugerem tornado e/ou microexplosão ocorreram no interior de Ibicaré:

Árvores cortadas

Árvores cortadas. Foto: Juliana Dalpiva

 

Novo alerta

Potente linha de tempestades com granizo de variado tamanho e vendavais, alguns potencialmente destrutivos, avança por Santa Catarina e Paraná.

Trata-se de uma situação perigosa de tempo severo. Mapa mostra os raios ocorridos na última hora.

Imagem

Atenção para as áreas de Itajaí, Joinville e Blumenau. Leia alerta meteorológico vigente em http://bit.ly/340NmJD.

 

AO VIVO

deixe seu comentário